sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Aromaterapia contra Pulgas

Finalmente o verão chegou!
Calor gostoso, ótimo para irmos ao parque passear com nossos bichinhos de estimação né! Porém com esse clima quente também aparecem os indesejáveis carrapatos e pulgas.

Devemos sempre estar atentos com nossos animais para que não sejam atacados por estes insetos. Nem sempre conseguimos impedir e quando isto acontecer devemos tratar com bastante cuidado.

A figura abaixo mostra o ciclo da pulga e é realmente assustador pensar que esses bichos estão em nossos cachorros. E pior, dentro de nossas casas.



Quando pegam pulgas os primeiros sinais são coceiras e irritação. Cachorros de pêlo curto são mais fáceis de identificar e tratar, já os de pêlo mais longo as vezes chega a ser necessário tosar, dependendo da infestação.

Existem no mercado diversos remédios e sprays para tratar esse problema mas como uma boa terapeuta que sou trato dos meus com a ajuda da Aromaterapia!

Primeiro devemos tratar o animal da seguinte maneira:

* No banho: misturar no shampoo de costume, 10 ml de óleo vegetal de neem, 25 gotas de óleo essencial de tea tree e 25 gotas de óleo essencial de citronela. Aplicar em todo o corpo do animal e deixar agir por uns 5 a 10 minutos. Em seguida enxáguar bastante. Esse banho deve ser dado pelo menos tres vezes na semana por duas semanas.

Hoje já existem no mercado sabonetes de Neem prontos, mas também prefiro fazer os meus!

* Ambiente: como os ovos das pulgas caem no ambiente, devemos higienizar toda a casa. Varra primeiro para tirar o pó e junto com eles os ovos que estiverem no chão e pra não dar chance a eles em um balde coloque 500 ml de água, 100 ml de álcool, 25 gotas de óleo essencial de tea tree e 25 gotas de óleo essencial de citronela. Passe com pano em toda a casa. Esse procedimento deve ser repetido por 15 dias.

Propriedades dos óleos:

Óleo Vegetal de Neem: O óleo de Neem é um inseticida natural muito eficiente no combate de mais de 500 tipos de insetos e ácaros.
Os extratos do Neem são conhecidos pôr atuar sobre vários insetos da seguintes maneiras:
- Rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas;
- Bloqueando a mudança de pele de larvas e ninfas;
- Rompendo o acasalamento e a comunicação sexual;
- Repelindo larvas em insetos adultos;
- Impedindo a fêmea de botar ovos;
- Esterelizando os adultos;
- Envenenando larvas e adultos;
- Impedindo a alimentação;

Insetos afetados pelo Neem

- Mosca branca, mosca minadora, mosca-das-frutas, pulgões, Diabrotica speciosa, traça das crucíferas, lagarta do cartucho, brocas do tomateiro, ácaros fitófagos, trips, cochonilhas, bicho mineiro do cafeeiro, bicho minador do citrus, outros besouros e lagartas, mosca doméstica, barata, pulgas, mosquitos, pernilongos, Aedes aegypt, berne, carrapato, piolhos,

- Grilos, formigas de fogo, gorgulho do arroz e nematóides (aplicar no solo).

- Doenças de plantas – ferrugem do feijoeiro, Rhizoctonia solani, R. oryzae, Sclerotium rolfsii, Fusarium oxysporum, Phitophtora (murchadeira em tomate e batata).

O Neem tem levado progressos por todas as regiões onde são plantadas as árvores. E devido a ser um pesticida natural fazendeiros do México, Haiti e Austrália já estão substituindo os inseticidas químicos por pulverizações de neem em suas plantações!

Propriedades: Anti-séptica, anti-helmíntico, antipirético, antiparasitário, espermecida, estimulante local, calmante, fungicida.

Óleo essencial de citronela: Durante muito tempo a citronela foi conhecida como ingrediente de velas de cera para espantar mosquitos. Suas propriedades são: inseticida, parasiticida, anti-séptico, desodorizante, tônico geral e estimulante.

Óleo essencial de tea tree: Ele é um antigo remédio onde os povos aborígenes utilizavam folhas esmagadas como cataplasma para tratar feridas infeccionadas e problemas de pele. É muito utilizado como desinfetante e anti-séptico. Suas propriedades são: inseticida, fungicida, estimulante, expectorante, cicatrizante.

Pronto você acaba de eliminar as indesejáveis pulgas!

Claro que se a infestação estiver em um grau mais avançado procure sempre um veterinário para que, se necessário, seja feito um tratamento mais alopático.

Cuide bem do seu cachorro e gato sempre com muito amor! Eles merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...