domingo, 6 de janeiro de 2013

Durma Bem!

Ter uma boa noite de sono é essencial para que o corpo se recupere do cansaço do dia-a-dia. Porém muitas pessoas têm dificuldades e dormir tranquilamente.

Estudos comprovam que quem sofre de insônia crônica tende a ter uma diminuição no sistema imunológico e pode sofrer com maior facilidade de doenças como pressão alta. Além disso uma noite mal dormida afeta o humor e a concentração deixando a pessoa irritada, impaciente e desconcentrada.

Também é durante o sono que nossos hormônios são mais produzidos, principalmente o GH, que é um hormônio de crescimento, altamente produzido nas crianças para seu desenvolvimento.

Por tudo isso ter uma boa noite de sono é muito importante. Esse é o descanso do corpo, onde ele se recupera de todas as tensões sofridas durante o dia.

Algumas terapias complementares podem ajudar e muito na hora de dormir, confira algumas dicas:

Aromaterapia

Para combater a insônia um óleo muito utilizado é o de lavanda que tem propriedades calmante, sedativa e relaxante. Também podemos associar a ele o óleo de manjerona que é sedativo e hipotensor, relaxando o corpo já que atua sobre a circulação dilatando as artérias e assim aumentando o fluxo sanguíneo, proporcionando sensação de bem-estar e conforto.



- Banho relaxante : 

Banheira: encha com água na temperatura entre 36 e 38°C, coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Permaneça em imersão por 15 a 20 minutos.

Chuveiro: depois de tomar o banho normal, encha uma jarra com água e pingue 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Despeje esta água do pescoço para baixo no corpo.
Aqui também poderá pingar 2 gotas do óleo essencial de lavanda no piso do box. Enquanto a água quente vai caindo o óleo vai volatilizando permitindo a inalação do aroma e relaxamento durante o banho.

- Massagem de boa noite

Faça uma massagem nos pés antes de dormir com: 1 colher de sopa de creme, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de manjerona. Massageie os pés do calcanhar para os dedos. Repita o movimento 10 vezes em cada pé até o creme ser absorvido. Depois é só deitar e dormir!

- Aromatizando o ambiente

No plug de tomada, ou em um rechaud à vela, coloque de 10 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda. É bom colocar o plug na tomada alguns minutos antes de dormir para quando entrar no quarto o aroma já estar bem difundido.
Caso não tenha um aromatizador, pode pingar 1 ou duas gotas do óleo essencial de lavanda no travesseiro. Também é bom pingar um pouco antes de dormir para que o aroma não fique forte demais e não incomode, afinal incômodos são a ultima coisa que queremos aqui né!

Florais

Existem muitos sistemas florais, cada qual com suas particularidades e todos com o mesmo propósito: tratar e cuidar da nossa alma, proporcionando melhorias ao nosso corpo.

Algumas essenciais que ajudam a ter um sono mais tranquilo:

- Brown Boronia (sistema Linving Essences Austrália) : ajuda a sossegar, aliviar as preocupações e calar os pensamentos. Alivia o estresse e a insonia causada por preocupações.

- California Valerian (sistema Califórnia): traz tranquilidade e equilíbrio interior, ajuda a combater a ansiedade, agitação nervosa e insônia devido as preocupações e desconfortos perante aos acontecimentos da vida. Também é boa para aqueles que são viciados em pílulas para dormir.

- Chamomile (sistema Califórnia): calmante, combate a ansiedade e insônia  liberando a tensão psiquica e estresse emocional.

- Calmin (sistema Minas - Fórmula): ajuda a tratar ansiedade, agitação, irritabilidade, impaciência e tensão nervosa. Ótima para tratamento dos distúrbios psicosomáticos: insônia, gastrite, dor de cabeça. Traz serenidade e acalma a mente.

- Imbe (sistema Araretama - Mata Altântica): ótimo para mentes hiperativas, insônia. alivia tensão muscular e nervosa. Promove paz de espírito, ajuda a superar conflitos e dificuldades diárias.

- Impatiens (sistema Minas): para pessoas tensas, impacientes, ansiosas, inquietas fisicamente. Resgata a tolerância, paciência, tranquilidade e serenidade. Ótima para agitação infantil.

- Maomã (sistema Araretama - Mata Atlântica) acalenta, aconchega, proporciona foco nas atividades. Utilizada para combater hiperatividade, excesso de atividades e responsabilidades, desconcentração e insônia.

- White Chestnut (sistema Bach): mentes perturbadas, esgotamento mental. Acalma e tranquiliza pensamentos e mente.

- Impatiens (sistema Bach): ansiedade e tensão mental. Acalma, traz paciência e harmonia.

Modo de uso:

- Interno

Escolha as essências acima. Em vidro de 30 ml, contendo 70% de água e 30% de Brandy (conhaque), coloque 2 gotas de cada essência escolhida.
**Permitido misturar no máximo 7 essências.
Tome 4 gotas, 4 vezes ao dia.

- Externo

Para corpo: em 30g (2 colheres de sopa) de creme ou óleo vegetal coloque 2 gotas de cada essência escolhida. Passa no corpo pelo menos 3 vezes ao dia.

Para ambiente: Em uma embalagem spray, para cada 30 ml de água coloque 2 gotas da essência escolhida. Você pode acrescentar os óleo essenciais no spray também. Borrife no ambiente e ao redor do corpo de 3 vezes por dia. E principalmente na hora de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...