sábado, 9 de março de 2013

Especial para Mulheres - Óleos Essenciais



Hoje é o Dia das Mulheres, uma data no calendário para celebrar estes seres complicados e perfeitinhos criados por Deus. Porém, acredito que as mulheres devam ser homenageadas todos os dias com um carinho, um beijo apaixonado, uma palavra de afeto, um presente de vez em quando, um chocolate pelo menos uma vez por mês, um jantar romântico e por ai vai.

Não é fácil ser mulher, ter que administrar tantas tarefas ao mesmo tempo. É o trabalho, a casa, o marido, os filhos, o cachorro; as vezes acho que o nosso dia precisaria ter umas 100 horas para darmos conta de tantas coisas.....mas mesmo assim em apenas 24h conseguimos realizar todas as nossas tarefas e por isso não somos simplesmente mulheres, somos SUPER mulheres. Somos especiais, frágeis, fortes, delicadas, românticas, sensíveis. Somos capaz de amar incondicionalmente, de dar nossas vidas por a de um filho, geramos vida, nutrimos vida. Não tenho dúvidas de que somos mesmo especiais.

Temos em nós a sabedoria de nossa avó Lua e nossa mãe Terra. Nos esvaziamos, através da menstruação, para então nos tornarmos plenas novamente. Temos em nosso corpo os ciclos da natureza, acompanhamos as fases da Lua. Temos a coragem, a força, a sensualidade, a bravura, o poder e os encantos de todas as Deusas Antigas.

Por nossas vidas passam mulheres de todos os jeitos, aquela que nos dá colo e amor,  a que sempre estará ali para nos ouvir, a que nos mima, a que nos inspira, a que nos diverte, a que nos aconselha, a que nos ensina a crescer, a que competimos, aquela com quem dividimos nossos segredos e tantas outras.

E a natureza por ser também feminina é tão sábia e maravilhosa que podemos utilizar dela flores, ervas, óleos essenciais, argilas, cristais, alimentos para nos cuidar, ficarmos mais belas e atraentes.

A aromaterapia é um dos meios de utilizarmos esses presentes da natureza a nosso favor. Existem alguns óleos essenciais que são muito femininos e trazem grandes benefícios ao nosso corpo, proporcionando bem-estar e harmonia.

- Óleo essencial de Rosas: rainha das flores, a rosa foi e ainda é simbolo do amor e da pureza. É um dos óleos essenciais mais caros, pois são necessárias toneladas de pétalas para produzir 1 litro de óleo. É um óleo com aroma doce e floral. Possui propriedades antidepressivas, sedativas e afrodisíacas. Acalma as emoções, ajuda nos casos de mágoas, inveja, ciúmes e ressentimentos. Proporciona à mulher sentimentos positivos em relação a si mesma.

- Óleo essencial de Gerânio: o seu óleo  tem aroma doce, semelhante ao de rosas mas tem um fundo cítrico penetrante semelhante ao de bergamota. Ele ajuda a combater a ansiedade e a depressão. Tem função reguladora do sistema hormonal, muito útil para tratar a TPM, problemas da menopausa e problemas genitais femininos. Também por ser diurético auxilia na drenagem linfática evitando a retenção de líquidos que causam os inchaços.

- Óleo essencial de Erva-doce: os gregos a chamavam de "marathon" que significava manter a forma. As damas romanas comiam a erva para evitar engordar. Tem propriedades desintoxicante, diurética, emenagoga (promove a menstruação) e galactagoga (promove a descida do leite materno). Por ter uma significativa potência estrogênica é útil no combate a TPM, regularização do ciclo menstrual, menopausa e falta de libido. No pós-parto ajuda na produção e descida do leite materno.

- Óleo essencial de Ylang-ylang: de aroma floral, doce e exótico a flor de ylang-ylang na Indonésia é espalhada no leito nupcial  para proporcionar ao novo casal uma noite especial. Este óleo tem propriedades afrodisíacas, antidepressiva, sedativa. É excelente nos casos de agitação excessiva, pois regula a produção de adrenalina, relaxando o sistema nervoso e produzindo uma sensação de bem-estar. Também equilibra os hormônios ajudando no tratamento de problemas no sistema reprodutor. é um bom tônico uterino e é utilizado nos casos de impotência e frigidez.

- Óleo de Sálvia esclaréia: tem aroma adocicado que lembra nozes. É um óleo considerado "eufórico", podendo até produzir efeitos parecidos com os da maconha. Tem propriedades, tonificante, emenagoga, antidepressiva e uterinas. Combate a tensão nervosa e agitação mental. É um ótimo tônico uterino, regula a produção hormonal sendo bom para a TPM e menopausa. Ele também acela o parto e alivia a depressão pós -parto. É útil nos tratamentos de problemas sexuais, tanto femininos quanto masculinos.

- Óleo essencial de Neróli: é produzido a partir da laranjeira-amarga, de onde também são produzidos os óleos de laranja-amarga e petitgrain. O neróli recebeu este nome em homenagem à Anna-Marie, princesa de Nerola na Itália do século XVI. Tem aroma floral e muito agradável. É um óleo muito utilizado nos tratamentos de ansiedade e problemas emocionais. Também é afrodisíaco e tonificante. Ajuda nos casos de insônia e na síndrome p´re-menstrual.

- Óleo essencial de Palmarosa: tem aroma muito parecido com o de rosas e gerânio. É utilizado com frequencia para adulterar o óleo de Rosas, por este ser muito caro. Também é conhecido por outros nomes como Gingergrass, Russa Grass ou Turkish. Tem propriedades bem parecidas com o de rosas. É afrodisíaco, calmante, relaxante, regenerador. Acalma as emoções, tonifica o sistema digestivo, ajuda na reestruturação da pele. É usado nos casos de anorexia, pois estimula o apetite e traz influências positivas sobre os sentimentos.

Todos podem ser utilizados em banhos, massagens, compressas, aromatizadores pessoais, aromatizadores de ambientes, sprays aromáticos, cremes, perfumes.

2 comentários:

  1. Oi Tahiana, tbm sou uma apaixonada por óleos naturais, ervas, essências, extratos...enfim, tudo que vem da natureza! Adorei seu blog...parabéns!
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Erika! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Acho que todas as coisas boas devem ser compartilhadas!!! Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...