domingo, 31 de março de 2013

Vinagres Aromatizados

Tão presente em nossas mesas durante as refeiçoes, a história do vinagre é muito antiga e praticamente se confunde com a história do vinho. A palavra vinagre deriva do latim "vinun acre" que quer dizer vinho ácido. Ele foi utilizado anteriormente, como poderoso conservante para carnes e peixes e também ficou bem conhecido por suas finalidades terapêuticas.
O uso do vinagre na alimentação foi descrito no "Tratado sobre os efeitos do gêneros alimentícios" do árabe Simeão Seth, que é um pequeno resumo bizantino datado do século XI.

Apesar do vinagre ser obtido principalmente da vinha, ele também pode ser produzido a partir de outras frutas, tubérculos, cereais e aguardente. O primeiro vinagre de que se tem notícia era feito de tâmaras no Oriente Médio.

Outra das mais antigas referências sobre o vinagre feito de vinho é descrito por Hipócrates e data de 5 a.C.
O vinagre passou por várias civilizações, desde os romanos, chineses, japoneses, bizantinos....mas foram os árabes quem difundiram seu uso pela bacia mediterrânea. Eles faziam uso do vinagre principalmente nos marinados de carnes.

O vinagre é o vinho oxidado, ou exposto ao oxigênio. Ele provem de duas fermentações - a fermentação alcoólica e a fermentação acética.  A fermentação alcoólica é aquela onde os açúcares fermentados se transformam em álcool e a fermentação acética é  onde este álcool é transformado em ácido acético por oxidação através do oxigênio e da bactéria Acetobacter (é esta bactéria que vai fixar o oxigênio e transformá-lo em ácido).

Diferentemente do vinho, o vinagre oxidado não tem prazo de validade e se bem conservado pode ser utilizado por longo tempo.

Produzido basicamente de produtos agrícolas que contenham amido e açúcares, o vinagre possui coloração clara , que vai desde incolor até tons da cor da matéria prima de onde foi produzido.

Em virtude das matérias -primas de onde foi produzido, os vinagres podem ser classificados em:

- Vinagre Balsâmico: feito com uvas, tem coloração escura e muito aromático. Passa por um processo de fermentação longo, em média 10 anos. É ótimo para temperar molhos de saladas e temperar legumes.

- Vinagre de Sidra: obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o menos ácido e é muito utilizado para temperar saladas, conservas e pratos agridoces.

- Vinagre de Malte: é um vinagre bem escuro, feito do malte de cevada. É utilizado na Inglaterra para acompanhar o famoso prato de peixe com batata frita.

- Vinagre de Arroz: é o famoso vinagre japonês feito a partir do arroz.  Tem sabor suave e adocicado. Utilizado para temperar o gohan (arroz japonês) para fazer sushis, temakis e temperar pratos agridoces.

- Vinagre de Vinho: feito a partir do vinho branco ou tinto. A qualidade e acidez difere bastante de um para outro e de marca para marca. É bem empregado em marinadas.

- Vinagre de Champagne: tem sabor diferenciado, refinado e coloração pálida.

- Vinagre de Xerez: típico da Espanha, ótimo para saladas, carnes brancas e pescados. Tem sabor delicado.

- Vinagre de Mel: obtido a partir da fermentação do mel e utilizado para fazer xaropes e doces.

- Vinagre Aromatizados: são aqueles aromatizados com ervas, especiarias, frutas e até flores.
. Seu sabor é característico do ingrediente utilizado, porém não deixa de ser ácido.

Nutricionalmente o vinagre possui vitamina C, pectina, manganês, potássio e ácido acético. Tem baixíssimo valor nutricional. Porém é a sua quantidade que vai dizer se ele será o mocinho ou o vilão para a saúde.

Quando em baixas quantidades ele pode auxiliar na digestão, estimulando a produção do suco gástrico e aumentando sua função de dissolver os alimentos. Já se ele for utilizado em quantidades exageradas pode causar azia, queimação e até úlceras, pois se torna corrosivo para a mucosa do estômago. Então, utilize com moderação.

Mas, vamos aos vinagres aromatizados! Confiram no próximo post algumas receitas que vão fazer a diferença na sua mesa!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...