sexta-feira, 5 de julho de 2013

Desodorante Natural de Óleo de Coco

Desodorante Natural de Coco, quem diria. Pois é, esta é uma receita muito simples que eu encontrei em um site americano. Uma alternativa para quem quer viver de forma mais natural e usufruir dos benefícios que o  óleo vegetal de coco tem. Vou colocar aqui as partes que eu achei interessante mas, quem quiser ler o artigo na íntegra os links seguem no final.

Os desodorantes comuns, geralmente possuem em sua composição sais de alumínio como o cloridrato de alumínio. São feitos com estes sais pois eles evitam a transpiração eficientemente. Porém, estes sais desencadeiam efeitos danosos ao organismo quando absorvidos pela pele. O alumínio é tóxico e tem sido relacionado à alguns tipos de câncer, doença de Alzheimer e outros problemas de saúde. Isto interessa principalmente as mulheres, pois os desodorantes contendo alumínio, podem causar câncer de mama uma vez que os ductos das glândulas mamárias se estendem até as axilas.

Os desodorantes também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes mas, assim como o alumínio também são absorvidos pela pele. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Diante disso a autora do artigo (Lindsay Edmonds), buscou alternativas naturais e fez esta receita super simples e muito eficaz.

Ingredientes:
1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de amido de araruta* ou amido de milho (o amido de araruta é mais indicada)
5 a 6 colheres (sopa) de óleo vegetal de coco em seu estado sólido**

Modo de preparo:
- Acrescente partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de araruta (ou o amido de milho).
- Misture bem.
- Aos poucos acrescente as colheres de óleo de coco e vá misturando com a ajuda de uma colher até obter uma pasta homogênea e firme. Caso fique um pouco mole, acrescente mais amido.
- Depois é só guardar em um recipiente com tampa. Você pode usar embalagens antigas de desodorante ou potinhos de vidro ou plástico e aplicar com os dedos.
- Esta receita de desodorante rende 1 xícara e dura até 3 meses, para uso de duas pessoas diariamente.

Aqui segue o link do vídeo ensinando a fazer:http://www.youtube.com/watch?v=ar0BF6hMuGE

* Araruta (Maranta arundinacea) também conhecida como agutiquepe, é uma erva que tem uma raiz de onde é extraído uma fécula branca utilizada na culinária. É uma planta originária da América do Sul. Sua fécula (farinha) é uma opção para pessoas intolerantes ao glúten (doença delíaca). Atualmente esta farinha de araruta encontra-se em extinção, uma vez que as indústrias alimentícias substituíram sua farinha pela farinha de milho, mandioca e trigo. A Empresa Brasileira de Agropecuária e Agrobiologia tem feito um trabalho de resgate do plantio de araruta, feito em sua Fazendinha de forma orgânica.

** O óleo vegetal de coco pode ser substituído pelo óleo vegetal de damasco doce (Apricot). Não é recomendando o uso de outros óleos vegetais simples pois eles não são tão eficientes como o óleo de coco com sua capacidade  anti - bactericida. O óleo de damasco e oliva podem ser utilizados porém se encontram em estado líquido e isso dificulta a aplicação do desodorante e também não possuem a eficiência que o óleo de coco possui. O óleo de coco é sólido em temperaturas abaixo de 76 graus, o que o torna perfeito para o desodorante. Você também pode utilizar o óleo vegetal de Palma, que também é sólido em temperatura ambiente, no entanto não é tão eficiente quanto o óleo de coco em termos de atividade antibacteriana.

OBS: Para deixar seu desodorante natural mais aromatizado e potencializar a função antibacteriana, podemos acrescentar os Óleos Essenciais.
Alguns óleos como o Tea Tree são muito bactericidas. Também pode-se utilizar o OE de Hortelã- pimenta, que vai deixar mais refrescante.
Se quiser um desodorante mais floral, pode usar Ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass.
Para um aroma mais amadeirado OE de Cedro e Pinho.

Experimente!


Referências:
Site: http://www.passionatehomemaking.com









15 comentários:

  1. Muito bacana!
    Além de emagrecer ainda pode ser usado como desodorante, um anti-bactericida natural!

    Óleo de coco, Emagrece. Perca Peso com Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Danilo que bom que gostou. Em breve colocarei mais algumas receitas de desodorante natural em creme e spray!

      Excluir
  3. Adorei a receita, mas fiquei com uma dúvida. Se o óleo precisa estar sólido ( temperatura abaixo de 26 graus) será que esta receita funcionaria em nosso Brasil tropical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, sim a receita funciona super bem no entanto você deve guardar na geladeira, porque com este calor se ficar fora ele fica liquido mesmo. Mas faça e guarde na geladeira, o meu fica lá guardadinho e dura bastante.

      Excluir
  4. Oi Tahiana você sabe onde eu encontro o amido de araruta? Não é a mesma coisa que a farinha né? Obrigada Tatty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, eu só achei na zona cerealista aqui de são paulo, mas você pode substituir tranquilamente pelo amido de milho, faz o mesmo efeito ok.

      Excluir
  5. Tahiana, tenho uma dúvida, ele fica cremoso? Não posso coloca em uma embalagem de roll-on? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leila, ele fica como uma pasta. e para conservar melhor tem que deixar na geladeira, ai ele fica duro mesmo, quando você vai aplicar com os dedos ele derrete um pouco e ai vc passa. Não dá pra colocar no roll on não. Melhor em potinhos pequenos de vidro ou plástico

      Excluir
  6. Incrível essa receita! Obrigada por compartilhar!
    Qual a quantidade dos óleos essenciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou! Nesta quantidade de ingredientes você pode colocar de 15 a 20 gotas de óleo essencial....dividindo estas gotas entre os óleos escolhidos ok.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a receita! Fiz e ficou uma pasta consistente, porém ficou arenosa, é normal? Obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  9. eu posso fazer com óleo de coco sem cheiro/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...