quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Manteiga Corporal de Lavanda e Hortelã - para pés e corpo

Que tal preparar uma super manteiga hidratante para os seus pés?

Esta combinação de ervas e óleos não é boa apenas para suavizar e amaciar a pele dos pés, mas para o resto do corpo também. Usar nas mãos e pernas também traz ótimos resultados.

Um pouco sobre os ingredientes:

Óleo de Coco: Possui propriedades antivirais, antimicrobianas e antifúngicas. É bastante emoliente, contém ácidos graxos, vitamina E, ômega 6 e 9, ácido láurico (este é um ácido que ajuda a aumentar o sistema imunológico e atua como anti-inflamatório, também é encontrado no leite materno). É um óleo que penetra profundamente na pele proporcionando uma hidratação de longa duração e não fica oleoso.

Manteiga de Karité: deixa sua pele macia e suave sem deixar oleosa. Extraída da noz da árvore Africana Karité esta manteiga faz mais do que apenas hidratar a pele. Ela é anti-inflamatória, o que a torna ótima para peles irritadas. Também acelera a cicatrização, pois é rica em ácidos graxos e esteróis de plantas. Quando combinada com o óleo de coco torna-se um poderoso hidratante.

Calêndula: é útil para tratar feridas e acalmar pele irritada. Pode ser usada para curar feridas e prevenir a infecção. Também é ótima para inflamações suaves, entorses, eczema, suavizar erupções da pele e pele irritada e reduz cicatrizes corporais.

Raiz de Altéia- Althaea officinalis (Marshmallow root): a mucilagem, das folhas e principalmente da raiz é boa para acalmar ferimentos leves. A raiz lubrifica, suaviza e cura, além de ter propriedades de diminuir a dor quando ingerida ou utilizada externamente.
Planta da família das Malváceas. Mede de 50 cm a 1,5m e possui raiz longa, fusiforme e cilíndrica.  Haste ereta cilíndrica, folhas numerosas e alternadas. Flores esbranquiçadas, purpúrea ou ligeiramente rosadas.
Originaria de locais úmidos no centro-sul da Europa.
Tem propriedades: emoliente, calmante, anti-inflamatória, laxante e expectorante.
As folhas e raizes fornecem um chá com propriedades emolientes e calmantes, muito útil em inflamações. Pode-se fazer emplastos para acalmar inflamações da pele. As flores são empregadas para curar as enfermidades das vias respiratórias, como a tosse em crianças e idosos.
Pode ser usada em loções e clisteres ("injeções" de água via anal - supositórios), para acalmar dores e erupções cutâneas, prisão de ventre e inflamações intestinais.
Rica em pectina e princípios amargos. Contem mucilagens: 25 a 35% polissacarídeo solúveis arabinogalactona, arabana, gluconas; amido; pectina; aspargina; betaina; óleos essenciais, especialmente nas sementes; açúcares e matérias resinosas.

Ingredientes:


  • 1/4 de xícara de óleo de coco extra virgem
  • 3/4 de xícara de manteiga de karité não refinada
  • 2 colheres (sopa) de pétalas de calêndula seca
  • 2 colheres (sopa) de raiz de alteia seca
  • 8 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 8 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
  • panela para forno
  • filtro ou gaze esterilizada
  • batedeira
  • jarra
Preparo

  1. Aqueça o forno em 200°C e desligue. Em sua panela, derreta o óleo de coco e a manteiga de karité em fogo baixo. Em seguida adicione as ervas. Misture e leve ao forno.

  2. Deixe as ervas infusas por 4 horas ou mais.  Coe o óleo para retirar as ervas. Se a mistura solidificar no forno, basta aquecê-lo um pouco para que o óleo derreta e você possa coar a mistura. Coloque a infusão do óleo coado na tigela e bata até ter um creme nela. Coloque o óleo na geladeira até que fique firme mas não sólido.

  3. Usando a batedeira, bata o óleo por 30 segundos. Pegue uma espátula e misture. Parte do óleo fica grudado no fundo da tigela e precisa ser solto e misturado com a espátula. Adicione os óleos essenciais. Bata novamente por 1 minuto. Ele irá se tornar branco e com picos firmes.  Cuidado: parecerá saboroso e bom o suficiente para comer. Resista para pegar um pedaço, você ficará desapontado.

  4. Para aplicar, simplesmente esfregue em seus pés a noite. Para quem não gosta de deitar com os pés "úmidos" basta aplicar o creme pelo menos 30 minutos antes de deitar, isso é o tempo suficiente para que a pele absorva completamente o creme e o pé fique bem seco.
  5. Para quem preferir, uma forma muito gostosa de utilizar este creme é antes de tudo, fazer um escalda pés com sal efervescente e óleos essenciais. Depois secar bem e aplicar o creme massageando os pés. Depois é só colocar uma meia quentinha e dormir!

Espero que gostem desta receitinha! Abaixo segue o link de onde eu traduzi a matéria.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...