terça-feira, 17 de setembro de 2013

"Vick Vaporub" Natural


Todo mundo conhece e pelo menos uma vez na vida já fez uso deste unguento utilizado para melhorar tosses, congestão nasal (nariz entupido) e dores musculares causadas pelos sintomas de gripes e resfriados. É o famoso Vick Vaporub.

Existem algumas curiosidades sobre este medicamento quanto a sua composição química. Ele é composto de óleos essenciais!!! Isto do ponto de vista de um aromaterapeuta é excelente, porém....ele também possui na composição derivados de petróleo, que de certa forma não é lá muito bom para utilizar no organismo.

Vamos então verificar a composição do Vick Vaporub:

Ingredientes ativos:
  • Cânfora 4.8% - 52.6mg/g (supressor da tosse e analgésico tópico)
  • Eucaliptol - OE de eucalipto 1.2% - 13.3mg/g (supressor da tosse)
  • Mentol - 2.6% - 28.2mg/g (supressor da tosse e analgésico tópico)
Ingredientes inativos (excipientes):
  • OE de noz-moscada
  • OE de cedro (folha)
  • Petrolato (vaselina)
  • Timol
  • Terebintina
Dos excipientes, vamos falar do:
  • Timol:  é um fenol monoterpênico natural derivado do cimeno, e que tem como isômero o carvacrol encontrado no OE de tomilho e orégano. É uma substância branca cristalina de odor aromático agradável e fortes propriedades anti-sépticas. O timol também provê o sabor distinto e forte a erva culinária tomilho.

  • Petrolato - Vaselina: a vaselina foi descoberta pelo químico Robert Chesebrough. Quando ele tinha 22 anos, ouviu falar sobre o primeiro poço de extração de petróleo em Titusville - Pensilvânia; resolveu então ir pra lá e pesquisar este novo combustível. Durante suas pesquisas ele descobriu que uma gosma ficava nas brocas de perfuração e que os empregados gostavam dela pois ajudava na cicatrização das feridas. A partir daí, Robert passou 10 anos estudando uma forma de refinar esta geléia para torná-la comercializável. E ele conseguiu. Transformou aquela gosma preta, numa geléia incolor e inodora. Montou uma fábrica e passou a divulgar o produto pelo mundo afora como sendo um super-remédio, capaz de curar tudo (o que mais tarde descobriu-se que se dava pelo fato da vaselina impedir a proliferação das bactérias). Hoje sabemos que a vaselina é empregada em diversos segmentos industriais inclusive nos produtos cosméticos. Suas propriedades cicatrizantes, anti-séptica, hidratante, lubrificante são bastante conhecidas porém o que não se divulga é que por se tratar de um derivado de petróleo (assim como o óleo mineral) ela não é solúvel em água e nem é totalmente absorvida pela pele. Tão pouco o organismo consegue metabolizá-la rapidamente. Ao utilizar topicamente, forma uma camada selante entre as células o que impede a transpiração e eliminação de toxinas levando ao seu acumulo em diversos órgãos. Existem estudos que associam o uso prolongado de vaselina ao surgimento de câncer de mama devido os compostos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (ex: 1,3 butadieno e óxido de etileno) presentes em sua composição.

  • Terebintina (terebentina): é uma óleorresina obtida a partir da destilação da resina de árvores coníferas como abeto e pinheiro. A terebentina do abeto é mais aromática que a do pinheiro, porém esta última é mais fácil de ser extraída. A terebentina passa por um processo de destilação de onde é obtido sua essência ou aguarrás. Tem aplicações diversas no campo químico e farmacêutico, sendo utilizada como solvente de tintas e vernizes, cânfora sintética, ingrediente de fungicidas, bactericidas e germicidas. Ela é composta principalmente por terpenos e quando aplicada externamente possui as seguintes propriedades - balsâmica, anti-séptica, expectorante (sendo útil nos tratamentos se sinusite, bronquite, asma), revulsiva, anti-reumática e vulnerária. Alivia dores reumáticas, ciática, lumbago,entorses e limpa feridas e úlceras da pele. Usada internamente (via oral) é benéfica para o sistema respiratório além de ser diurética e anti-séptica urinária. As precauções com o uso da terebentina são que se inaladas ou ingeridas em excesso causa irritação da pele e olhos, danos aos pulmões e sistema respiratório, danos ao sistema nervoso central, falência renal entre outros.

Depois de tudo isso acho que a ideia de fazer seu próprio Vaporub natural, sem adição de ingredientes agressivos ao corpo é bem mais interessante, não é? Então vamos lá, você vai precisar de:

Ingredientes:
  • 10 a 15 gotas (total) dos óleos essenciais de: eucalipto, hortelã-pimenta, alecrim e lavanda. Faça a combinação de acordo com seu gosto olfativo, afinal remédio natural bom é aquele que possui as propriedades químicas corretas e o aroma agradável para quem vai utilizá-lo.
  • 1/2 xícara de óleo de coco extra virgem ou óleo de oliva
  • 1 -2 colheres (sopa) de cera de abelha, cera de candelilla* ou óleo de palma.

Preparo:
Em uma panela de banho-maria derreter a cera. Quando esta estiver completamente derretida acrescente o óleo de coco ou oliva. Derreta, deixe esfriar um pouco e acrescente os óleos essenciais escolhidos. Misture bem e transfira para um recipiente de vidro com tampa. Deixe descansar por 24h e esta pronto. Quando for utilizar prefira pegar com uma colher limpa ou espátula ao invés de colocar os dedos, isso fará com que ele dure mais tempo armazenado.

Utilização:
Passar no peito e nas costas para alívio da tosse, mal estar muscular que acompanham gripes e resfriados e passar um pouco próximo ao nariz para congestão nasal.



*Curiosidades
A cera de Candelilla é uma opção de cera vegetal natural para os vegetarianos. Ela é obtida de uma planta nativa do deserto do nordeste do México a Euphorbia antisyphilitica. Historicamente é utilizada no México para tratar de doenças sexualmente transmissíveis.





Fontes:

2 comentários:

  1. Olá,TAHIANA

    Sou seu mais novo seguidor.

    E achei esta sua postagem,muito acima em valor e conteúdo daquelas que tenho lido.

    E estou lhe convidando para também conhecer meus blogs que somam um total, (os quatro) mais de 3.500 seguidores e só num deles 2227 seguidores, até agora que, é o

    HUMOR EM TEXTOS.

    Os outros são:

    -FOTOFALADA (HUMOR)

    -SEXO COMO PRODUTO DE CONSUMO ( FÒRUM DE DISCUSSÃO)

    -FALANDO SÉRIO (RELACIONAMENTO ROMÂNTICO)

    - COMO ERA FACIL FAZER SEXO (HUMOR)

    Neles você não encontrará baixarias, nem apelações, isto em respeito a você que poderá se tornar meu seguidor.

    Espero por você e voltarei sempre aqui.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Paulo

      Fico realmente muito feliz que tenha gostado de minha publicação. O intuito do meu blog é divulgar o meu trabalho e passar conhecimento as pessoas. Gosto de dividir informações sobre coisas simples que fazem toda a diferença em nossas vidas.

      Que bom que gostou e continue seguindo, sempre tem coisas bacanas para serem feitas em casa.

      Pode deixar que vou ver todos os seus blogs.

      Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...