quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tipos de Sais para os tratamentos naturais

Em vários tratamentos naturais e principalmente para os tratamentos de banhos utilizamos o SAL.

O sal é ingrediente fundamental nos sais de banho de imersão, claro, mas também faz parte de esfoliantes, escalda pés e sachês de banhos para chuveiro.

Geralmente as pessoas utilizam, para fazer estes produtos, o sal de cozinha refinado ou sal grosso, que são as opções mais "a mão".

O sal grosso ou marinho ou kosher como também é conhecido, é o sal mais puro, integral. Ele é obtido pela evaporação da água do mar sem sofrer interferência do processo de refinação. Ele mantém seus minerais na quantidade exata necessária ao organismo. O iodo dele é mantido pelas microalgas, que fixam-o no sal. Ele se apresenta em grãos grandes e disformes.

O sal refinado, provém do sal grosso. Quando o sal grosso é lavado, ele perde as microalgas que fixam o iodo natural à ele. Com isso, durante o processo de refinamento, é necessário adicionar iodo artificial ao sal. Porém esta adição extra acaba sendo até 20% a mais do que o necessário, e além disso, para fixar este iodo e para que ele não oxide, é acrescentado outros produtos químicos que no final acabam sendo prejudiciais à nossa saúde.

Mas hoje já temos disponível no mercado outros sais que podem ser utilizados, tanto para o consumo no
dia-a-dia quanto para preparar os produtos naturais. São eles:




Sal do Himalaia: considerado o mais antigo e puro dos sais, o local de extração fica a centenas de metros nos pés do Himalaia, onde o região foi banhada pelo mar a milhares de anos. Ele tem uma cor rosa, que vêm da quantidade de minerais em sua composição. São mais de 84 minerais. Este sal tem a propriedade de ajudar na hidratação da pele.






Sal Negro: este sal é proveniente da Índia. Possui enxofre em sua composição que lhe confere sabor sulfuroso. Sua cor é cinza a negra, devido sua origem vulcânica.






Sal Havaiano: proveniente do Havaí, tem coloração avermelhada. Ele é uma mistura do sal com a Red Alaea, tipo de argila medicinal purificada. Seu tom avermelhado se deve ao teor de óxido de ferro.





Sal Epsom: este é um sal com composição química um pouco diferente. Ele não é constituído de cloreto de sódio (NaCl) e sim de sulfato de magnésio (MgSO4).  Ele provém da destilação da água do mar da região de Epsom na Inglaterra. Tem propriedades desintoxicante e uma ampla aplicação na saúde. Ele é empregado nos banhos de flutuação, pois altas concentrações de sulfato de magnésio na água aumentam a densidade do meio fazendo com que o corpo flutue como uma bóia! É utilizado como laxante por via oral, broncodilatador, contra cãimbras quando aplicado na forma intravenosa e em nebulização para

asma.


Todos os sais se devem ser consumidos com moderação pois o excesso de sódio no organismo pode causar, retenção líquida que causa inchaços, elevar a pressão sanguínea causando problemas cardiovasculares. Pessoas hipertensas devem tomar maior cuidado.
Existe ainda uma variação do sal refinado, que é o sal ligth, este sal possui além do cloreto de sódio, o cloreto de potássio em sua composição e deve ser utilizado com cuidado pelas pessoas que possuem problemas renais, pois altas concentrações de potássio podem causar pedras nos rins.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que um adulto deveria ingerir MENOS de 2 gramas de sódio, ou seja 5 gramas de sal e pelo 3,51 gramas de potássio por dia. O brasileiros consomem pelo menos 12 gramas de sal, o que é altamente prejudicial. A OMS também divulgou as quantidades que devem ser ingeridas de sódio e sal por crianças acima de 2 anos, dependendo da idade, tamanho e necessidades energéticas.

O ideal, seria substituir o sal de cozinha por temperos naturais como alho, salsa, manjericão, manjerona, tomilho, alecrim entre outras ervas, para dar sabor aos alimentos sem extrapolar as quantidades de sal.


Experimente utilizar estes sais diferentes, tanto na alimentação quanto nos produtos para beleza. Tenho certeza que você irá sentir a diferença.

Fontes:
http://spacolonialmed.wordpress.com/2012/10/24/spa-em-casa-sal-de-epsom/
http://www.portalorganico.com.br/artigo/49/sal_do_himalaia_voce_conhece
http://vilamulher.terra.com.br/opte-pelo-sal-marinho-11-1-70-392.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...