terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tratamentos Corporais com Ingredientes Naturais

Dando continuidade aos tratamentos naturais, aqui vou descrever alguns para o corpo, afinal temos que nos cuidar por inteiro.

Após a higienização do corpo o ideal é fazer uma esfoliação para retirar as células mortas e renovar a pele. Em seguida, pode-se fazer um envelopamento (aplica-se uma máscara corporal com algas ou argila em todo o corpo e depois envolve com filme plástico) e por último faz-se a hidratação.

Vamos lá!

Higienização
Sabonete Glicerinado de Flor de Laranjeira



Esta é um receita muito simples mas que limpa a fundo a pele.



Ingredientes:
  • 100 ml de glicerina vegetal líquida
  • 30 ml de óleo vegetal de amêndoas doce
  • 10 ml de lauril líquido (opcional)
  • 20 ml de água de flor de laranjeira (hidrolato)
  • 10 ml de extrato glicólico de algas
  • 35 gotas de óleo essencial de petitgrain




Preparo

Em uma jarra plástica ou becker medidor coloque a glicerina líquida. Em seguida acrescente todos os outros ingredientes. Com a ajuda de uma espátula, mexa até ficar bem misturado. Coloque dentro de uma embalagem para sabonete líquido com tampa tipo pump.

Uso

Coloque um pouco do sabonete líquido em uma esponja natural de banho e passe por todo corpo com movimentos suave. Retire com água.

Propriedades:

  • O óleo vegetal de amêndoas doce é um emoliente e dá mais elasticidade à pele.
  • A água de flor de laranjeira, também chamada de hidrolato é formada a partir da destilação dos óleos essenciais. Depois da condensação do vapor e separação do óleo essencial da água, esta ainda fica com uma porcentagem pequena de óleo essencial, o que lhe confere propriedades terapêuticas além de um suave aroma. A água de flor de laranjeira dá a pele tonificação, vitamina C e hidratação. Também é antiespasmódica, calmante e relaxante muscular.
  • O óleo essencial de petitgrain, dizemos que é o primo pobre do OE Néroli. Ele possui as mesma propriedades: calmante, anti estresse, bom para quem sofre de síndrome do pânico, depressão. Trata insônia e irritabilidade e combate os sintomas da TPM. Na pele é utilizado para tratar acne.Bom para pele seca.
  • O extrato glicólico de algas, como o nome diz é um produto obtido da maceração de uma erva fresca ou outro produto natural em um solvente hidroglicólico. Ele carrega os ativos da planta o que confere as funções medicinais e terapêuticas. O de algas possui ação emoliente, cicatrizante, remineralizante, suavizante e hidratante. Também atua nos tratamentos contra celulite.


Esfoliação
Esfoliante Irlandês de Café


Ingredientes:
  • 1/2 xícara de café
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo vegetal de café verde ou castanha
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
  • 2 gotas de óleo essencial de café torrado
Preparo

Em uma cubeta ou outro recipiente de cerâmica ou vidro, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.

Uso

Aplique sobre o corpo todo com movimentos firmes e circulares. Dê uma ênfase maior à região das coxas e glúteos. Retire com água morna.

Propriedades

  • O café bebida altamente consumida pelos brasileiros, ganhou também espaço na cosmética. Hoje já é encontrado em aromatizadores, shampoos, sabonete, cremes corporais. Isso tudo tem um porque de ser: ele tem propriedades antioxidantes (chegando a ter 3x mais antioxidantes que o chá verde) que protege a pele dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Tem ação redutora pois é rico em cafeína, substância que estimula a queima de gordura e por isso é empregada nos tratamentos de redução de medidas de celulite. Contém flavonóides que atuam como fatores de proteção contra os raios UV impermeabilizando a membrana da pele. Também é anti-inflamatório, diurético e adstringente promovendo a limpeza da pele e neutralização de odores. E por fim, seus grãos torrados e moídos podem ser utilizados como esfoliantes naturais.
  • O óleo essencial de café torrado, é uma produção brasileira. Ele possui basicamente as mesmas propriedades já citadas acima sobre o café. Acrescentando que ele é bom para tratar também frigidez e apatia. É tônico e estimulante. Tem um delicioso aroma de café recém passado.
  • O óleo essencial de hortelã pimenta é estimulante, vasodilatador o que aumenta a oxigenação nas células e é refrescante.
  • Se optar pelo óleo vegetal de castanha, ele é lubrificante e dá elasticidade à pele.

Hidratação
Hidratante de Mel


Ingredientes: 
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal de damasco
  • 1 colher (sopa) de mel*
  • 3/4 xícara de manteiga de karitê
  • 3/4 xícara de manteiga de cupuaçú
Preparo
Em uma panela de banho-maria, coloque as manteigas e o óleo vegetal de damasco. Derreta até ficar completamente líquido. Coloque esta mistura na geladeira e deixe esfriar até começar a ficar firme. Retire da geladeira, acrescente o mel e com um mixer ou batedeira, bata até formar picos firmes.

Coloque em um recipiente de vidro limpo e guarde em local fresco e arejado mas longe da luz.

Uso

Passe em todo o corpo após o banho. Este hidratante é bom para todos os tipos de pele mas, principalmente para peles secas.

Propriedades

  • O mel é um hidratante natural. Confere suavidade e brilho à pele. *Na receita original é utilizado mel em pó (sim isso existe nos Estados Unidos) mas não existe aqui no Brasil, então adaptei colocando o mel puro líquido mesmo. O hidratane irá ficar um pouco mais cremoso.
  • A manteiga de cupuaçu é emoliente e dá um toque suave e agradável. Atua no equilíbrio hídrico da pele além de ser anti-inflamatória.
  • A manteiga de karité é um regenerador celular, atuando na prevenção do envelhecimento da pele. Tem ação hidratante intensa e auxilia nos tratamentos de rugas e estrias.
  • O óleo vegetal de damasco é rico em ácidos graxos essenciais que vão nutrir a pele. Restaura a vitalidade da pele. Tem um aroma adocicado e rápida absorção. Nutre sem deixar a pele oleosa. Rico em vitamina A. E se usado continuamente auxilia no clareamento de manchas.

Espero que gostem das dicas! Deixem seus comentários.

2 comentários:

  1. Amei o seu blog. Estou aqui xeretando tudo e simplesmente encantada. Parabéns! O meu problema é que tenho acne, principalmente na região do queixo e entorno do rosto. Fui ao dermato que me disse que é problema hormonal, que devo tomar anticoncepcionais. Tomei por quase 10 anos e parei a dois e não pretendo retornar. Teria alguma dica? Gratidão. Érica

    ResponderExcluir
  2. boa noite erica, para passar um tratamento mais adequado é necessária uma consulta. Assim superficialmente você poderia tratar a acne com um gel de aloe vera e óleo essencial de tea tree. Para a regularização hormonal, talvez um creme com óleo essencial de gerânio mas, é como falei...é necessário uma avaliação completa para indicar um bom tratamento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...