segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Rituais para o Ano Novo

Todo final de ano e início do próximo, é comum fazermos aquele balanço final, sobre tudo o que foi vivido, aprendido, planejado e não cumprido...enfim.....é o momento de refletirmos sobre nossas ações, sobre o que fizemos de bom ou de ruim e direcionarmos pensamentos e energia para o futuro.

Toda análise é bem vinda e nos mostra onde precisamos melhorar e que estratégias e caminhos devemos percorrer para chegarmos ao objetivo final. É preciso fazer um levantamento verdadeiro do que se quer levar para o próximo ano e o que não quer.

Para isso muitos recorrem aos rituais de fim de ano que variam desde superstições como pular as sete ondas a meia noite e jogar ao mar barquinhos com oferendas para Iemanjá até cores, roupas, alimentos, aromas, ervas e banhos. São muitos os rituais que podem ser feitos para potencializar os pensamentos, intenções e energias canalizadas para ter um ano melhor. Mas, além disso é preciso também e principalmente, mudar as atitudes afinal de contas, se você não mudar, nada muda e você terá no ano novo o mesmo que tem agora.

Bom, depois de refletidas as atitudes e já pensadas as mudanças necessárias para ter um ano melhor escolha um ritual que lhe agrade e faça-o com alegria e positividade.

Banho contra a negatividade

Coloque 500 ml de água para ferver. Quando começar a borbulhar desligue. Coloque dentro um punhado das ervas: alecrim, eucalipto, capim santo e pimenta , tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois coe e coloque em uma jarra. Nela acrescente um punhado de sal grosso e uma turmalina negra (o sal é purificador e bloqueia as energias negativas e a turmalina negra limpa o campo energético formando um escudo protetor além de neutralizar sentimentos negativos) leve para o banheiro e despeje essa água no corpo do pescoço para baixo. Guarde a pedra com você durante o ano.

Defumação


Faça um maço com folhas de Sálvia branca, queime-o e vá defumando toda a casa com sua fumaça.
Mentalize coisas boas para o seu lar e para aqueles que vivem nele.
A Sálvia branca é usada pelos nativos americanos para rituais cerimoniais, de cura e limpeza. Ela limpa a energia negativa dos ambientes e objetos além de promover a clareza mental.


Aromatização

Para aromatizar existem várias opções: rechauds, aromatizadores elétricos, pout-pourri, sprays de ambiente. Escolha o que lhe agrada mais e utilize algumas gotas de óleos essenciais como: mirra, olíbano, alecrim, eucalipto, lavanda, capim santo, pinho, wintergreen, bétula, benjoim. Estes são óleos essenciais que casam super bem com o clima de natal e recomeço dos ciclos. Eles revigoram as energias, acalmam a estafa mental, purificam o ambiente, propiciam a meditação e introspecção, trazem a sensação de clareza e discernimento, acalmam o espirito e ajudam na concentração para focar nos objetivos.



Vaso de Proteção

Sim, as plantas são utilizadas com fins de proteção, medicinais, purificadoras e para conexão com o sagrado a muito tempo. E porque não fazer um vasinho com as famosas ervas de proteção? Além de decorar e alegrar o ambiente traz toda a vibração positiva da aura das plantas harmonizando as energias do local.
Pegue um vaso bonito que caiba todas as plantas, coloque no fundo um pouco de pedrinhas, por cima coloque terra de boa qualidade e plante as seguintes ervas:
- Manjericão
- Alecrim
- Espada de São Jorge
- Arruda
- Guiné
- Pimenta
- Comigo-Ninguém-Pode

As três primeiras harmonizam o ambiente sendo que o manjericão traz alegria e amor, o alecrim conexão com as forças sutis e a espada de São Jorge traz proteção, é excelente contra más vibrações, atenua estados de angústia e depressão, no entanto, não deve ser colocada dentro de casa e sim fora, de preferência na porta de entrada pois,  sua forma de lança sugere um clima de guerra e pode provocar o desentendimento e a discórdia entre os moradores . As restantes, limpam o ambiente  do negativismo e dissolvem as energias "vermelhas" ligadas a raiva, inveja e ódio. A arruda e a pimenteira por terem a aura vermelha atraem estas energias ruins para elas e acabam morrendo secas. A arruda ainda traz consagração, boa sorte, amor e proteção psíquica. A comigo-ninguém-pode afasta inveja e mau-olhado além de quebrar feitiços, por ser uma planta venenosa deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais. A guiné absorve as energias negativas e transmuta em paz.

Vassoura "Mágica"

Faça uma vassoura, utilizando a erva conhecida como Vassoura ou Vassourinha ou Malva-brava. Pegue um punhado bom e amarre um em galho de árvore ou cabo velho de vassoura. Com esta vassoura varra, é pra varrer mesmo, toda a casa mentalizando toda a energia negativa indo embora. Varra a sujeira para fora da porta, cate com uma pá e jogue no lixo, depois coloque-o na lixeira bem longe da sua casa.
Esta erva de nome científico Sida sp, pertence a família Malvaceae é originária das Américas. Tem flores amarela e folhas em forma de losango com as bordas serrilhadas. Existem muitas espécies de Sida e todas são consideradas ervas daninhas. Algumas espécies são usadas na fitoterapia e outras para a produção de cordas e vassouras devido a força de suas fibras. A espécie Sida carpinifolia é tóxica e
provoca alterações neurológicas.

PS: Esta vassoura também pode ser feita com ramos de alecrim, folhas de arruda, capim santo, capim limão.




Bolo da Prosperidade

Os alimentos também têm a propriedade de atrair boas vibrações. O ato de preparar uma receita já é um ritual que deve ser realizado com alegria. Quem nunca tentou fazer um bolo quando estava muito cansada ou com algum sentimento ruim e o bolo "não deu certo"? Pois é....os alimentos captam a energia do ambiente e de quem os prepara e quando algo não sai corretamente (você pode não ter seguido a receita direito, kk) mas é também porque sua energia não estava boa o suficiente naquele momento para ser compartilhada com outros que viriam comer a receita preparada.

Então quando for preparar qualquer tipo de alimento, prepare-o com entusiasmo, pois você esta nutrindo e compartilhando de energia vital. Como diz Cora Coralina "Minhas mãos doceiras, jamais ociosas, fecundas, imensas e ocupadas. Mãos laboriosas, abertas sempre para dar, unir e abençoar".

Este é um bolo que leva ingredientes relacionados com a prosperidade, mas não somente a prosperidade material, ligada ao dinheiro e sim a prosperidade como um todo. Prosperidade interior, prosperidade no amor, na saúde, no trabalho..enfim....no todo, porque somo uma soma do todo.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de margarina temperatura ambiente
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de mel
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 copo de leite
  • 1 xícara de frutas cristalizadas
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 1/2 xícara de castanhas picadas
Calda
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
Preparo da massa
Pré-aqueça o forno na temperatura média. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a margarina e o mel. Em seguida acrescente os demais ingredientes e bata com um batedor, muito bem, até formar uma massa homogênea e fofa.
Unte uma assadeira, despeje a massa e leve para assar por uns 30 minutos ou até que a massa esteja dourada. Desenforme e cubra com a calda.

Preparo da calda
Misture todos os ingredientes e jogue por cima do bolo ainda quente. Espere esfriar.


Bom Ano Novo com muitas energias positivas e sucesso nos objetivos.



Fontes:
http://www.jardineiro.net/plantas/vassoura-sida-sp.html
http://blog.marciafernandes.com.br/?p=289
http://www.ayowa.com.br/produto/salvia-branca-grande.html#.Ur2LDeaLgdg.facebook
http://www.tendadaalma.com/index.php?option=com_content&view=article&id=421:ervas-que-protegem&catid=3:magias-e-rituais&Itemid=13
http://incantarium.blogspot.com.br/2012/04/vassoura-de-erva-contra-negatividade.html
http://magiadailha.blogspot.com.br/2010/07/plantas-que-combatem-negatividade.html
http://www.personare.com.br/ritual-para-iluminar-seu-ano-novo-m1068
http://www.personare.com.br/hora-de-promover-o-desapego-m2039
http://gastronomiadabruxa.com.br/2012/11/30/salada-de-apolo-para-abrir-os-caminhos-do-dinheiro/
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-com-cobertura-de-acucar-de-confeiteiro-r-12-8320.html
http://www.arcobalenomistico.com.br/loja/index.php?option=com_content&task=view&id=534&Itemid=2





Um comentário:

  1. Muito bom artigo Tahiana não só para o ano novo como para todo o ano, descobri um site que também vende outros ingredientes que uso regularmente e me ajudam a equilibrar as energias do espaço em casa. Incensos de sálvia branca e óleos essenciais têm sido coisas que uso muito

    https://bemestaressencial.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...