quinta-feira, 27 de março de 2014

Conservas de Frutas adoçada com mel : usando pectina natural





Você sabe a diferença entra conserva e geléia? A primeira consiste em deixar as frutas em pedaços grandes enquanto que a segunda consiste em usar as frutas esmagadas ou amassadas em ponto de purê.

Esta é uma receitinha que eu gosto bastante, fácil e o melhor usa pectina natural como conservante.
Aqui os ingredientes são os berries da vida. Frutinhas onde nem todas são nacionais mas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, hortifrutis mais especializados ou no mercadão e zona cerealista.







O cranberry, é uma frutinha vermelho escarlate que possui uma quantidade significante de pectina (polissacarídeo constituído principalmente de polímeros de ácido galacturônico. É um dos principais constituintes da casca das frutas e muito utilizado na indústria alimentícia para dar consistência a sucos e polpa de frutas e utilizado também para a geleificação). Quando adicionado inteiro em conservas ou geleias,
dispensa o uso de pectina isolada em pó, tornando-se um conservante e espessante natural. Ele contem polifenóis e fitoquímicos que trazem benefícios para o sistema cardiovascular, sistema imunológico e age também como agente anti-cancerígeno. Seu suco esta sendo muito empregado no combate aos cálculos renais.

As frutinhas que podem ser utilizadas são: blueberries (mirtilo), strawberries (morango), raspberries (framboesa), blackberries (amora).

Ingredientes:

  • 4 xícaras da sua berry preferida (fresca)
  • 1 xícara de cranberry inteiro (fresco ou congelado)
  • 1 a 1 1/4 de xícara de mel puro (esta quantidade varia dependendo de quanto doce você quer que sua geleia/conserva fique)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão fresco espremido (tahiti ou siciliano conforme o gosto do cliente kk)
Preparo

1 - Atenção: se for utilizar os morangos, primeiro retire o caule e as folhinhas e parta-os em 4 pedaços. Se for utilizar framboesas ou amoras apenas corte-as ao meio antes de medir as 4 xícaras. Para os mirtilos não há necessidade de cortá-los.

2 - Em uma panela média, sob o fogo médio/alto coloque as frutas escolhidas, o cranberry e o mel. E deixe até ferver. Em seguida reduza a temperatura para que a mistura permaneça em uma temperatura de cozimento constante. Permanecer por uns 20 minutos, mexendo de vez em quando.

3 - Quando atingir os 20 minutos, utilize uma colher de pau para esmagar os cranberries contra a parede da panela afim de liberar toda a pectina contida em sua casca.

4 - Manter em cozimento brando lembrando de mexer com frequência para não queimar. Neste momento use as costas da colher para dividir os pedaços de frutas em pedaços menores ou se quiser uma geléia amasse bem as frutas.

5 - Após 10 minutos se a mistura estiver meio grossa e não mais escorrendo, desligue o fogo. Ela vai engrossar um pouco mais enquanto esfria. Se não estiver grossa o suficiente, continue cozinhando em fogo brando mexendo sempre até atingir a consistência desejada e então desligue. Lembre-se conservas são mais fluidas do que geléia porém quando refrigeradas ficam mais grossas mas não gelatinosas.

6 - Acrescente o suco de limão fresco sobre a conserva quente, mexa bem e deixe esfriar em temperatura ambiente.

7 - Distribua a conserva em potinhos de vidro devidamente lavados e esterelizados, lembrando de deixar 1 dedo entre a boca do pote e a tampa para acomodar a expansão no refrigerador.

8 - Como esta conservas caseiras não possuem conservantes, é recomendado deixar a que se vai utilizar imediatamente na geladeira, enquanto os outros potes devem ser congelados.

** Você pode utilizar apenas um opção de fruta ou fazer um mix, combinando-as entre si para criar sabores diferentes. Basta usar a criatividade.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...