terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Resgate do Feminino com as Terapias Naturais - Meditação com a Pedra da Lua

Finalmente chegamos a última parte das postagens relacionadas ao tema do Resgate do Feminino com Terapias Naturais. Poderia sim falar sobre muitas outras formas de terapias como: Reiki, Cromoterapia, Cristaloterapia, Arteterapia, Danças circulares, enfim....são inúmeras as possibilidades das quais as mulheres podem lançar mão para se auto-conhecerem melhor, se despertarem para si mesmas. Porém, eu me foquei nas terapias com as quais eu mais trabalho que são os Florais de Saint Germain e os Óleos Essenciais. Além destas ainda trabalho Massagens, Reflexologia, Ervas medicinais e técnicas de relaxamento profundo como a Calatonia e a Meditação.

Neste último post quero falar um pouco sobre a Meditação com a Pedra da Lua, que se encaixa perfeitamente no tema abordado até aqui.

Resgatar o Feminino, é um trabalho de voltar-se para dentro de si mesma. É olhar o seu interior e enxergar sua verdade, encarar seus medos, traumas, alegrias, vontades e saber administrá-los de forma positiva.

Uma técnica excelente para este trabalho é a meditação. O ato de meditar é o início da jornada interna. Meditar é a forma de começar a  fortalecer e a se conetar espiritualmente, permitindo desenvolver a força interna feminina e criar novas atitudes e respostas para a vida.

Esta jornada interna faz com que a mulher se lembre de coisas que ela já sabia mas andavam esquecidas há muito tempo. É um momento de desconectar-se de pensamentos, sentimentos e reações nocivos, liberando assim uma energia positiva para conectar-se com a espiritualidade inata e buscar o fortalecimento pessoal.

No entanto, meditar requer concentração e isto é algo que nos falta hoje em dia. São tantos afazeres, tantas preocupações que acabamos não nos atentando ao momento presente. Nossas mentes encontram-se em um estado de excitação onde os pensamentos se jogam ou para o passado, remoendo traumas e lembranças que podem nos colocar em estados de melancolia ou depressão; ou para o futuro dando margens as fantasias que por outro lado geram estados de ansiedade e expectativas, que quando não atingidas causam as frustrações, virando um grande ciclo vicioso.

Para meditar é necessário estar presente de corpo, mente e alma no momento presente, no aqui e agora. Sem uma concentração inabalável não existe meditação. A mente é de natureza instável e sensível a todos os estímulos sensoriais externos e por isso o seu desafio mais importante é justamente esta conexão com a natureza interior.

Inicialmente meditar pode parecer uma tarefa um tanto quanto difícil, pois exige que a mente seja direcionada, voluntariamente, até o objeto que servirá como foco meditativo. Este "objeto" poderá ser um mantra ou a respiração. Particularmente, acho que a respiração, inicialmente é mais fácil.

Estar consciente deste processo, ou seja, focar nos movimentos de inspiração e expiração, vão aos poucos relaxar a mente e direcioná-la a concentração necessária para alcançar o estado de meditação. É importante que a mente esteja concentrada no objeto principal para que não vagueie por outras distrações como sons, aromas, pensamentos, ou qualquer coisa que a desconcentre e tire seu foco.

Veja bem, você pode utilizar músicas ritualísticas como por exemplo, o toque do tambor para ritmizar a respiração ou outra que a leve ao relaxamento; pode utilizar aroma como o do óleo essencial de Olíbano, que é o óleo da meditação, pois desperta para a espiritualidade e ainda limpa energeticamente o ambiente; pode utilizar uma pedra ou cristal para se conectar energeticamente com as forças da terra, com o seu feminino e ajudar a aterrar. O importante é que com a prática, você não permita que sua mente mude o foco e que estes "instrumentos" de auxílio sejam "esquecidos" durante a meditação. O que quero dizer é que eles podem estar lá, para algumas pessoas eles precisam estar lá, mas a mente deve se desligar totalmente deles, deve permanecer "vazia" sem se deixar distrair.

Creio que seja importante, principalmente para aquelas que estão começando, praticar algum tipo de relaxamento antes de inciar a meditação. Isto ajudará a esvaziar a mente de todos os pensamentos, imagens, sensações que podem desviar a atenção. O relaxamento serve para que mente e corpo fiquem relaxados antes de meditar propriamente. Algumas técnicas podem ajudar a se preparar.

Técnica de Relaxamento


  • Escolha um local tranquilo, se possível sem barulhos e onde você saiba que não será incomodada por pelo menos 5 minutos.
  • Adote uma posição que seja confortável para você. Pode ser deitada em um colchonete ou sentada em uma almofada, o importante é se assegurar de que esta confortável e vai conseguir permanecer assim sem começar a sentir dores nas costas, nas pernas, enfim....
  • Primeiro observe e perceba todos os sons, cheiros e imagens que estão no ambiente, pois os pensamentos decorrem daquilo que absorvemos com a percepção, e devemos estar cientes deles antes da prática meditativa.
  • Agora, lentamente comece a perceber como você inspira e expira. Comece a se concentrar em seus movimentos respiratórios e vá aos poucos se desligando de tudo que esta ao seu redor.
  • Comece a inspirar mais lentamente, prestando atenção no ar percorrendo suas narinas, passando pela sua traqueia, invadindo seus pulmões e expandindo-os.
  • Agora perceba sua expiração, seus pulmões contraindo e expulsando o ar deles, fazendo com que o ar volte pela traqueia e saia pelas narinas.
  • Perceba o seu centro enquanto deixa os pensamentos fluírem.
  • Sinta toda a intensidade de estar presente neste momento de concentração respiratória.
  • Quando se sentir totalmente concentrada e presente no ato de respirar, sem se deixar atingir por influências externas e mentais (não haverá mais sons, cheiros, tons, imagens) entregue-se a experiência de simplesmente ser você e estar ali, sem julgamentos, comparações, preconceitos.
  • Quando sentir como se não estivesse mais em seu próprio corpo, como se o tempo não existisse e sentir uma paz interior, terá chegado ao auge do relaxamento e estará pronta para ativar a consciência meditativa.
É importante repetir este exercício diariamente, aumentando gradualmente o tempo até conseguir permanecer assim por 15 minutos. Conseguindo isto, pode-se inciar o processo de meditação e assim permanecer nele por muito mais tempo.

Depois de treinar bastante a técnica de relaxamento, proponho agora uma Meditação com a Pedra da Lua.

Esta pedra pertencente ao grupo dos feldspato (silicato de alumínio e potássio) e de coloração translúcida, as vezes leitosa com brilho azulado, branco ou rosado (causado por um fenômeno óptico chamado adularescência, que consiste do reflexo interno da luz na superfície da pedra formando lampejos prateados que lembram o brilho da lua) exerce forte influência sobre as mulheres.
Antigamente, os gregos a chamavam de Afroselene, em homenagem as Deusas da Lua: Afrodite e Selene.
Esta linda pedra desde os tempos remotos foi considerada a pedra do feminino por agir energeticamente na regulação hormonal e sobre os órgãos reprodutores femininos.

A Pedra da Lua está vibracional e energeticamente ligada com os ciclos femininos refletindo assim o poder que Lua exerce em nossas águas, regulando nosso ciclo menstrual, nossas emoções e poder intuitivo. Ela promove este despertar da intuição, da sensibilidade emocional, da amorosidade, que são qualidades intrínsecas da mulher.
Além de atenuar o estresse e a ansiedade, incentiva a flexibilidade diante das mais diversas situações da vida. Equilibra os sentimentos, fecha feridas emocionais, combate a depressão e torna a mulher mais consciente de seu poder pessoal evitando atitudes auto-destrutivas.

É uma pedra que pode ser utilizada por mulheres de todas as idades, que queiram resgatar sua essência e harmonizar o corpo físico com o espiritual. Ela regula o ciclo menstrual, alivia a oscilação humoral, aumenta a fertilidade feminina, estimula a produção de leite nas gestantes, ajuda a bloquear as energias negativas que possam causar tumores de mama e útero, diminui os sintomas do climatério, faz aflorar e perceber a beleza interior e traz a sensação da alegria de viver e estar conectada com as energias da Mãe Terra.
Atua no corpo sutil através do 4° chacra - cardiaco, faz a conexão entre a energia da Lua e os aspectos emocionais femininos, deixando-os sob o controle da vontade Divina.
Como talismã, ela age nos protegendo de nossas próprias emoções negativas. Pode ser utilizada como canalizador para relaxar a mente e ter uma ótima noite de sono, basta colocá-la embaixo do travesseiro.
No jardim, quando enterrada junto as plantas, garante a fertilidade do solo.
É também muito utilizada em rituais e durante as sessões de tiragem de oráculos, tarô, runas, pois aumenta a sensitividade, estabelecendo uma ligação direta com as Deusas. Já na meditação, ela nos revela as nossas verdades, nossos aspectos mais esquecidos, nos conecta com nosso útero, gerador e nutridor da vida, nos fortalece como mulheres filhas da grande Deusa, a qual tudo cria e para onde tudo retorna.

Sendo assim, esta é definitivamente uma ótima pedra para se trabalhar junto a meditação, que segue assim:

Inicie como se fosse a Técnica de relaxamento e vá adaptando as suas necessidades.
  • Escolha um lugar tranquilo, calmo onde tenha certeza de que não irá ser incomodada por pelo menos 30 minutos. Certifique-se de desligar inclusive o celular!
  • Prepare este ambiente com o que lhe agradar melhor. Coloque um música relaxante ou uma com as batidas de um tambor xamânico para ritmizar a respiração; aromatize o ambiente com o óleo essencial de olíbano ou outro que quiser como alecrim, capim santo, palo santo, sálvia.
  • Sente-se em uma posição confortável ou deite-se, como achar melhor.
  • Segure a Pedra da Lua em suas mãos e posicione-a na altura do ventre. Sinta a pedra.
  • Neste momento, perceba tudo que esta neste ambiente: o som, o aroma e a pedra. Se familiarize com todos estes estímulos e deixe que sua mente absorva-os. 
  • Faça uma pequena prece/oração/poema, para se conectar com a força da Lua e das deusas correspondentes através da Pedra de poder em suas mãos. Eu sugeri aqui este pequeno poeminha que eu mesma escrevi mas, cada uma pode criar o seu próprio.
Lua em forma de pedra
em minhas mãos vou lhe segurar
Com sua vibração vou me sintonizar
para enfim a minha Deusa encontrar
Lua em forma de pedra
te vejo em minha visão
te sinto em meu coração
e incorporo todo o poder de uma lunação.
  • Em seguida feche os olhos e fique em silêncio. Termine de absorver os estímulos do ambiente e pouco a pouco vá se desligando deles, prestando atenção apenas em sua respiração e deixando os pensamentos fluírem.
  • Inspire lenta e profundamente e sinta o ar entrando e indo até os pulmões, expandindo-os, enchendo-os de vida.
  • Depois expire sentido os pulmões esvaziarem e o ar ir embora.
  • Vá fazendo isto até que o corpo esteja totalmente relaxado, como se você não pertencesse mais a ele e fosse uma energia única pertencente ao Universo.
  • Mergulhe em seu interior, no mais profundo que conseguir e deixe ser invadida pela energia da Mãe.
  • Não pense, não reaja, apenas esteja ali....feliz por ser quem você é, por ter a força que você tem e por poder se reconectar a ela.
  • Permaneça pelo tempo que conseguir ou quiser.
  • Aos poucos vá retomando a consciência de sua respiração. Vá sentindo novamente o aroma do ambiente, o som da música.
  • Devagar vá mexendo as mãos, os dedos dos pés e quando se sentir de volta ao seu corpo, abra os olhos.
  • Ainda permaneça sentada ou deitada, observe o ambiente, preste atenção em seu corpo, o que esta sentindo neste momento.
  • Quando se sentir bem e segura (sim as vezes o ato de meditar pode causar um queda de pressão principalmente nas principiantes, pelo fato de desacelerar o metabolismo do corpo mas, isso passa com a prática), levante.
  • Se possível, anote imediatamente todas as sensações e percepções que você vivenciou. Anote como se sentia antes e depois desta prática, isto ajudará a acompanhar e avaliar seu progresso em sua busca do sagrado feminino.

Repita esta meditação sempre que achar necessário, quando se sentir sobrecarregada mental e emocionalmente, quando se sentir desamparada, não se sentir pertencente e estiver se esquecendo de si mesma. Também pode ser feita no período pré-menstrual para minimizar os possíveis incômodos menstruais (sim, possíveis, pois as mulheres que estão intimamente conectadas com sua essência sagrada dificilmente sentem aqueles indesejáveis sintomas da TPM, pois elas enxergam a menstruação como um episódio sagrado inerente a mulher e não como um incômodo), durante a gestação para conferir força e tranquilidade na hora do parto, durante o climatério para estabilizar o desajuste hormonal e trazer a beleza da anciã para dentro de você.


Espero que tenham gostado das dicas. Se quiserem deixem seus comentários!!!


Fontes:
http://www.seressencial.com/potencia.php?c=28
http://blog.artstones.com.br/o-poder-das-pedras/pedra-da-lua/historia-e-efeitos-da-pedra-da-lua/
http://xamaurbano.com.br/site/pedra-da-lua/
http://gatomistico.blogspot.com.br/2010/08/pedra-da-lua.html
http://www.brahmakumaris.org/brazil/what-we-do-pt/meditation-pt?set_language=pt
http://www.personare.com.br/respiracao-para-silenciar-a-mente-m2507

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...