segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Terapias naturais no tratamento do ressecamento vaginal

Ressecamento vaginal é um dos problemas que boa parte das mulheres, principalmente na fase da menopausa e pós menopausa, sofrem. No entanto mulheres mais novas também podem sofrer com este incômodo.

Este ressecamento normalmente ocorre devido a redução do hormônio estrogênio. Este hormônio é responsável por manter os tecidos da vagina lubrificados e saudáveis. Com sua diminuição ocorre o afinamento da mucosa interna da vagina, responsável pela textura macia e elasticidade vaginal.

Os sintomas mais comuns decorrentes do ressecamento são: irritação e coceira vaginal, maior suscetibilidade a infecções (devido à mudança de pH), diminuição da excitação/lubrificação e dor durante as relações sexuais.

As causas, excluindo condições médicas mais graves como tumores de ovários e útero, abrangem:

  • menopausa
  • distúrbios hormonais não tratados
  • gestação: durante os primeiros meses a gestante pode sofrer com esta condição devido as bruscas alterações hormonais
  • aleitamento materno: durante este período também é comum a mulher sofrer com ressecamento vaginal devido a oscilação de estrogênio
  • infecções vaginais
  • higiene intima excessiva
  • uso de sabonetes ou produtos íntimos com corantes e aromas artificiais
  • fazer uso de medicamentos como vasoconstritores, antidepressivo, anti-histamínico, enfim...qualquer medicamento que na bula tenha como possíveis reações ressecamento da mucosa bucal também pode ressecar a mucosa vaginal
  • estresse
Tudo isso abala psicologicamente a mulher, ela passa a se sentir vulnerável, incapaz e leva ao sentimento de culpa, medo de ser rejeitada, pode até afetar a relação entre os casais devido a baixa libido e dores na penetração. 

Formas de Tratamento Convencionais:

As formas mais comuns na medicina alopática são o uso de lubrificantes e umidificantes vaginais,
que não precisam de prescrição médica, e a reposição hormonal de estrogênio (com prescrição médica) sob a forma de pílulas, cremes e supositórios.

Dentre os lubrificantes são preferíveis os a base de água, os que são a base de vaselina ou óleo podem irritar ainda mais a mucosa. Alguns ainda possuem em sua composição ácido hialurônico e glicerol que além de lubrificar reidratam a mucosa e tem duração mais longa.

Formas de Tratamento Naturais: Aromaterapia

Dentro da aromaterapia existem óleos essenciais que possuem propriedades fitoestrogênica, ou seja, são compostos químicos que molecularmente assemelham-se ao hormônio estrogênio e se ligam ao seu receptor (a famosa chave-fechadura) desencadeando assim o estímulo necessário para regular os desequilíbrios hormonais. Neste sentido, os óleos essenciais agem para reduzir a irritação e a inflamação e melhorar a lubrificação vaginal, diminuindo a dor durante as relações sexuais.

No entanto, na Aromaterapia os óleos essenciais não devem ser utilizados puros, principalmente nas mucosas, que são tecidos muito sensíveis. Para isso faz-se necessário utilizar óleos vegetais, que irão diluir os óleos essenciais e funcionar como veículo carreador. Mas, os óleos vegetais também possuem propriedades terapêuticas e por isso escolhe-los adequadamente é igualmente importante.

Óleos Vegetais a considerar:


  • Calêndula (Calendula officinalis): este óleo é calmante dos tecidos, muito utilizado para curar ferimentos, tem ação anti-microbiana prevenindo assim as infeções e é anti-inflamatório.


  • Confrei -  raiz ou folha (Symphytum oficinale): é um óleo muito hidratante (umedecedor), curativo e calmante dos tecidos inflamados. Ele também tem ótima ação emoliente devido seu teor de mucilagem (polissacarídeo complexo presente nas células vegetais com função de reter água e aumentar o volume, formando uma substância viscosa protetora)


  • Trevo vermelho (Trifolium pratense): também chamado de trevo-dos-prados, trevo-roxo, trevo-comum. O óleo macerado das flores é rico em isoflavonas, flavonóides, cumarinas, óleos essenciais, saponinas. Das isoflavonas as principais e mais importantes são: biochanina A, formononetina, genisteina e daidzeina, estas funcionam como hormônios fitoestrogênicos. É muito utilizado para tratar sintomas da menopausa, ressecamento e atrofia da mucosa vaginal e problemas dermatológicos como eczema e psoríase. Não deve ser utilizado concomitantemente com pilulas de reposição hormonal.


  • Hipérico/ Erva-de-São-João (Hypericum perforatum): é um óleo com propriedades antisséptica, bactericida, adstringente, cicatrizante, calmante e sedativa. Utilizado para tratar ferimentos leves. As flores são utilizadas em forma de capsulas, comprimidos ou infusões para tratar estados de ansiedade e depressão leve a moderada. Para utilizar esta erva sob a forma de fitoterápico (prescrição de cápsula ou infusão) procurar um profissional qualificado.


  • Yam Mexicano (Dioscorea villosa): também chamado inhame-selvagem, tem propriedades anti-inflamatória, colagogo, afrodisíaco. Este óleo contém a diosgenina que é considerado um fito-hormônio precursor da progesterona e por isso é muito empregado para tratar os sintomas da menopausa, cólicas menstruais, dores pós parto, infertilidade. A parte medicinal se concentra na raiz e rizoma da planta. 


  • Coco (Cocos nucífera): este óleo é extraído da polpa do coco fresco maduro por prensagem a frio e não passa pelos processos de refinamento e desodorização. Ele é rico em ácido caprílico, mirístico e laúrico. O ácido caprílico é um ácido graxo presente em sua forma natural no coco e no leite materno. Tem função antifúngica e anti-infecciosa, bastante empregado para tratar candidíase. O óleo de coco nutre os tecidos e é umectante. Ele mantém a umidade da pele e mucosas e também trata irritações e inflamações. Fortalece o sistema imunológico.

  • Gérmen de trigo (Triticum vulgare): extraído por prensagem a frio do germe do trigo. O germe é a parte mais nobre do grão de trigo, é onde a nova planta começa a brotar, é onde se concentra a maior quantidade de energia vital. Este óleo é rico e vitaminas A, D, E, B1, B2, B3 e B6 além de ácidos graxos essenciais, proteínas e minerais. Ele tem excelente ação antioxidante e regenerativa. É aplicado para tratar irritações da pele, rachaduras e assaduras. Ele aumenta a oxigenação das células  por ser vasodilatador. Devido seu teor de vitamina E, ele é bastante indicado para tratar infertilidade.



Óleos Essenciais a considerar:

  • Camomila Romana (Chamaemelum nobile): este óleo é destilado a partir das flores, tem coloração amarelo pálido e aroma adocicado lembrando maçã quente. Composto principalmente de esteres (<80%) tem ação calmante e anti-inflamatória, sendo muito empregado para cuidar de coceiras, irritações e reações alérgicas. Também tem ação anti-microbiana.

  • Olíbano (Boswellia carteri): também chamado de frankincense o óleo essencial é extraído da resina obtida por pequenos cortes na casca da árvore. Tem coloração amarelada e um aroma que lembra "igreja".Composto por 40% de monoterpenos, tem propriedades calmantes para as mucosas. Era muito empregado pelos egípcios para tratamentos de beleza através de máscaras faciais de rejuvenescimento. É um óleo anti-inflamatório, revitalizante e antioxidante. Ótimo para tratar cistite e problemas respiratórios.

  • Immortelle (Helichrysum angustifolium): o óleo essencial é extraído dos botões de flores e das flores, tem coloração âmbar com aroma doce, suave e quente com tons verdes. Composto em sua maior parte de álcoois e esteres (>50%) tem propriedades mucolítica, anticoagulante, calmante, relaxante. É utilizado para tratar rinites, bronquites asmáticas e tosse espasmódica. Estimulante hepático, diminui enxaquecas, melhora o sistema imunológico, combate hematomas internos e externos, ferimentos e inflamações. Além disso tudo é um óleo que resgata a intuição e promove conexão e cura espiritual.

  • Lavanda (Lavandula angustifolia): óleo essencial curinga da aromaterapia, é extraído das flores no ápice da floração. Seu óleo tem coloração pálida com aroma floral, doce e fresco. Tem como principais constituintes químicos os álcoois e esteres (<55%). Suas propriedades são calmante, relaxante, sedativa, cicatrizante, regeneradora e antisséptico. Utilizado para muitos fins dentro da aromaterapia, é muito útil em alergias, lesões teciduais, queimaduras, irritações. É um óleo que ajuda a promover a emoliência necessária em tecidos mais ressecados.

  • Neroli (Citrus aurantium var. amara flos): extraído por destilação ou por solvente das flores da laranjeira amarga, é um óleo de coloração amarelo pálido e aroma doce, floral, fresco e cítrico. Seus constituintes químicos majoritários são álcoois (40%), terpenos (35%) e esteres (7 - 20%). Tem como principais funções ser calmante, ansiolítico e regenerador. É um óleo essencial caro e bastante adulterado no mercado.

  • Sândalo Australiano (Santalum spicatum): este óleo é extraído das raízes e do cerne da árvore. Na Austrália existem 5 espécies de sândalo, no entanto apenas 2 são comercialmente importantes: Santalum spicatum e Santalum lanceolatum. O incentivo comercial destas espécies se deu pelo fato de o Sândalo Missoure (Santalum album) estar ameaçado de extinção e ser um óleo muito caro.  Os principais constituintes químicos do óleo essencial de sândalo australiano são os álcoois: A- santalol, B-santalol, A-bisalobol, trans-A-bergamotol (65-90%). Estudos demonstram que este óleo essencial é quimicamente semelhante ao Sândalo Mysore - Indiano (Santalum album), não devendo em nada terapeuticamente e aromaticamente para o mesmo. Suas propriedades terapêuticas são: antisséptico, afrodisíaco, bactericida, emoliente, fungicida, tônico entre outras.  O óleo apresenta coloração amarela e aroma amadeirado, balsâmico e doce.

  • Rosa (Rosa damascena): extraído por destilação das pétalas (também pode ser extraído por solvente originando o absoluto de rosas). É um óleo essencial caro devido a enorme quantidade de pétalas necessárias para se obter 1 única gota do óleo puro. Te coloração amarelo pálido e aroma floral adocicado e levemente picante. Os principais constituintes químicos são os álcoois (25%) e monoterpenos (25%).  Terapeuticamente este óleo age como cicatrizante, anti-inflamatório, antisséptico, bactericida, fungicida, antiviral, adstringente, afrodisíaco, sedativo, desinfetante, colagogo.  Bastante empregado para tratar depressão, problemas de pele, desequilíbrios hormonais femininos.

Receitas Naturais com Óleos Vegetais e Óleos Essenciais

Pomada Lubrificante I


  • 1/4 de xícara de óleo vegetal de calêndula
  • 1/8 de xícara de óleo vegetal de hipérico
  • 1/8 de xícara de óleo vegetal de confrei
  • 14 gramas de cera de abelha ou de candelila
  • 10 gotas de óleo essencial de olibano
  • 7 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila romana

Pomada Lubrificante II

  • 1/4 de xícara de óleo vegetal de calêndula
  • 1/4 de xícara de óleo vegetal de coco
  • 14 gramas de cera de abelha ou de candelila
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo australiano
  • 12 gotas de óleo essencial de immortelle
  • 3 gotas de óleo essencial de rosa

Preparo:

Em uma panela de banho-maria, derreta a cera de abelha. Em seguida acrescente os óleos vegetais, misturando bem para ficar homogêneo. Retire do bano-maria. Adicione os óleos essenciais e misture bem. Coloque a pomada em potinhos limpos e previamente esterilizados**. Tampe bem, coloque a etiqueta. 
Esta receita faz aproximadamente 113 gramas. Se bem conservado, devidamente tampado e protegido da luz, esta pomada dura até 2 anos mas, o ideal é utilizá-la em até 8 meses após a data de fabricação.

** Como esterilizar vidros

Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e detergente. Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote de boca para baixo e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos. Quando faltar 5 minutos jogue a tampa para que também seja esterilizada. Deixe esfriar naturalmente para que não quebre. Depois que esfriar um pouco, com uma pinça já esterilizada, retire o pote e a tampa da panela e coloque com a boca para baixo em um outro pano limpo para secar.



Óleo Lubrificante e cicatrizante I


  • 56 ml de óleo vegetal de calêndula
  • 28 ml de óleo vegetal de confrei
  • 28 ml de óleo vegetal de hipérico
  • 14 gotas de óleo essencial de olíbano
  • 6 gotas de óleo essencial de camomila romana
  • 3 gotas de óleo essencial de rosa

Óleo Lubrificante e cicatrizante II

  • 56 ml de óleo vegetal de germen de trigo
  • 28 ml de óleo vegetal de yan mexicano
  • 28 ml de óleo vegetal de trevo vermelho
  • 14 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de immortelle
  • 8 gotas de óleo essencial de sândalo australiano

Preparo:

Colocar todos os óleos vegetais dentro de uma embalagem tipo pump, acrescentar os óleos essenciais, fechar e agitar bem antes de usar.


Supositórios Vaginais Naturais

Geralmente os supositórios naturais são feitos a partir de uma combinação de manteiga de cacau com um óleo vegetal semilíquido como o de coco extra virgem ou coco babaçu ou ainda o óleo de gergelim.  

Os supositórios são indicados para tratar infecções e inflamações vaginais, secura vaginal, fissuras retais e hemorroidas.

 Como fazer:

  • 10 gramas de manteiga de cacau
  • 10 gramas de óleo vegetal de coco/ babaçu ou gergelim

Primeiro passo:

Esterilizar todos os utensílios utilizados para fazer o supositório: copos de medida, colher de pau, recipiente para misturar.

Segundo passo:


Fazer o molde do supositório. Para isso você vai precisar de uma folha de papel alumínio e da colher de pau.
Abra a folha de papel alumínio, coloque o cabo da colher de pau e enrole de 4 a 5 vezes para que fique bem firme.


Retire o cabo do molde, corte o excesso de papel alumínio e dobre uma das extremidades duas vezes, bem dobrado para fechar. Reserve este molde.


Terceiro passo:


Em uma panela de banho-maria, derreta a manteiga de cacau e o óleo vegetal escolhido, mexendo bem para ficar homogêneo. Assim que estiver tudo bem derretido, retire do fogo.
Em seguida acrescente a seguinte sinergia de óleos essenciais e misture bem:
  • 20 gotas de óleo essencial de sândalo australiano
  • 10 gotas de óleo essencial de rosa
Esta é uma excelente sinergia para tratar o ressecamento vaginal.

Quarto passo:

Coloque a mistura dentro do molde do supositório.


Coloque o molde já preenchido dentro de um copo para que ele fique em pé. Leve ao freezer por aproximadamente 1 hora para endurecer.

Quinto passo:

Retire do freezer e desembrulhe os supositórios. Com o auxílio de uma faca esterilizada, corte-os com mais ou menos 2,5 cm.


Sexto passo:

Armazene os supositórios cortados em um recipiente de vidro esterilizado e guarde-o na geladeira.


Posologia

Utilize 1 vez ao dia, preferencialmente ao deitar-se para dormir ou utilize 3 a 4 horas antes de ter relações sexuais.



Fontes:
http://theida.com/aromatic-medicine/aromatherapy-and-vaginal-dryness
http://vivomaissaudavel.com.br/saude-e-beleza/dicionario-da-saude/r/000892/ressecamento-vaginal/
http://www.criasaude.com.br/N10523/doencas/secura-vaginal.html
https://www.aromaceuticals.com/blog/the-mythology-of-sandalwood
https://www.auracacia.com/auracacia/aclearn/features/sandalwood2.html
https://www.mountainroseherbs.com/products/sandalwood-australian-essential-oil/profile

8 comentários:

  1. Adorei Tati!!! Muito bom
    . Copiei as receitinhas ótimas!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Solange! É para copiar e usar mesmo! Bjos

    ResponderExcluir
  3. oi,
    onde posso encontrar esses oleos vegetais.
    não encontrei na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Francisca, você encontra em lojas de aromaterapia, elas vendem online sim. Pode procurar nas lojas terra flor, Laszlo, aromalife, bysamia, harmonize aromaterapia, entre outras

      Excluir
  4. Boa tarde Tahiana, adorei seu blog e suas dicas , sensacional . Sou fã dos óleos essenciais!!! Por favro, na recita do supositório vaginal , podeira substituir a manteiga de cacau por manteiga de karité?Muito obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  5. Amei essa receitinha vou copiar gratidão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...