sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Terapias da Casa - A casa como reflexo do Eu interior

A casa com certeza é um espelho de nosso EU, ela reflete nossos gostos, nosso humor, nosso estado de espírito. Sendo assim, cuidar da casa é também cuidarmos de nós mesmos. O arquiteto e escritor Carlos Solano, escreve em seu livro Casa Natural, que a casa se faz enquanto nós nos fazemos e que se ela transparecer sinceramente nosso interior, isso ajuda a ampliar nossas dimensões existenciais. Por outro lado se ela não for um espelho sincero de nossas almas, acaba sendo apenas um invólucro frio e sem movimento, como um corpo sem alma. Como diz o escritor: "a casa pode mostrar....o que SÓ você pode mudar".

Muitas vezes deixamos transparecer na casa nosso estado de espírito como por exemplo quando nos sentimos tristes ou com aquela sensação de esgotamento energético. Provavelmente neste momento ela vai se encontrar desorganizada, fechada, empoeirada...enfim.... será a imagem de uma casa triste, sem vida.. No entanto, se você conseguir prestar atenção em sua casa num dia que você esteja feliz, se sentido animado vai perceber que a casa reflete este estado também. Ela poderá se encontrar com as janelas abertas para receber a luz do sol e a brisa do vento, poderá conter plantas que alegram o ambiente, aromas que despertam boas sensações.

O importante é cuidar do que esta fora para alimentar o que esta dentro ou cuidar do que esta dentro para alimentar o que esta fora? Acho que ambas estão corretas!

Cuidar da casa deve ser uma atividade prazerosa e deve ser realizada com a mesma dedicação com que se cuida do corpo. Para manter um corpo saudável precisamos nos alimentar corretamente, praticar atividades físicas, relaxar, dormir bem.......cuidar da casa é a mesma coisa, ela deve receber o mesmo carinho e atenção. Uma casa harmoniosa permite que as energias circulem e traz alegria, quietude para o coração e para a alma.

Algumas pequenas mudanças no ambiente podem ajudar e muito a melhorar o astral da casa e seu estado de espírito. Não é necessário sair correndo, fazer dívidas para redecorar ou reformar a casa, afinal isso só traria mais problemas e aborrecimentos, ai as coisas não seriam como deveriam ser né!

A intenção é utilizar coisas que você já tenha, que já possuam uma carga emocional intrínseca. Pegar pequenos objetos com valor sentimental, que guardem uma boa recordação e falem ao coração assim que vistos pelos olhos, afinal, o que os olhos vêem o coração sente sim, e ainda alimenta a alma!

Algumas dicas são:

Imagens de Cura

Sim, existem imagens que quando observadas ou mesmo mentalizadas trazem alívio para ansiedade, dispersam o negativismo, clareiam as idéias, dissipam os medos e auxiliam a cura física. No livro do Dr. Gerald Epstein - Imagens que Curam, o psiquiatra sugere muitas técnicas de mentalizações e visualizações para tratar inúmeros problemas. É uma leitura interessante sobre a reintegração mente-corpo-espírito, por meio da vontade própria, da imaginação, mentalização, visualização e memória, para curar e prevenir todo tipo de doença.

Se você procura relaxar e diminuir a ansiedade imagens de águas ou mesmo campos floridos podem ajudar. Se esta deprimido, triste, melancólico, imagens alegres como pessoas se divertindo, amigos conversando são ótimas para elevar os ânimos e se você se encontra em situações de depressão profunda, imagens de caminhos, túneis, pássaros voando ajudam a lembrar que sempre existe uma saída para qualquer que seja o problema e sempre haverá esperança se você se permitir enxergar as coisas de uma perspectiva mais elevada.

Alguns terapeutas indicam também a contemplação de imagens de Madonas, Deusas, Anciãs como
forma terapêutica para harmonizar aflições e conflitos, isso porque essas imagens tem o poder de cuidar da alma, nutrir a esperança e o positivismo e ainda semear o poder divino dentro dos nossos corações, independente de religiões.

Então aqui vale colocar quadros nas paredes, estatuetas das personalidades divinas desejadas como decoração, enfim.....o importante é observar!

Objetos Significativos

Decorar a casa com objetos que contenham uma história pra contar, tem um forte valor terapêutico pois ao ser notado traz a sensação de bem estar, proporcionando paz, alegria e a lembrança do momento que vai nutrir o amor no coração.
Para cada cômodo da casa, tente colocar à vista objetos que trabalhem  positivamente a mente e estimulem interiormente a lembrança de que você é um ser completo e que a felicidade está sempre com você, basta olhar para dentro. E principalmente que você já tem TUDO o que precisa e que são as pequenas coisas e os pequenos momentos que nutrem esta felicidade.
Algumas possibilidades para atrair a harmonia e trabalhar as questões internas são:


No quarto de casal, colocar no varão da cortinha um móbile romântico de corações que faça lembrar
que com AMOR a gente supera tudo e que entre um casal o respeito e o companheirismo são essenciais para uma relação duradoura e saudável! Enfeites com palavras como LOVE e AMOR e fotos do casal também caem bem.



Já na sala um filtro dos sonhos ou um cristal multifacetado, posicionado em local estratégico para receber a brisa da janela e filtrar as energias da casa é suficiente para retirar as vibrações ruins do dia! Um pequena fonte ajuda a fluir e purificar as energias.




Na cozinha um penduricalho de pimentas ou buquês de ervas pendurados limpam o ambiente, além de deixar um delicioso aroma no ar. Enfeites como um cordão com galinhas, guardanapos divertidos
nos lembram que a hora de cozinhar é como um ritual sagrado e você tem o poder de impregnar a comida com boas intenções e muito muito amor! A cozinha é o local de nutrição, tanto corporal quanto de alma.

Flores pra Encantar

Sim, as flores têm enorme poder terapêutico, de acordo com Mirra Alfassa, uma mestra espiritual francesa, as flores falam se soubermos e estivermos abertos a ouvi-las. Em seu livro Flowers and their messages (só achei em inglês na amazon) ela descreve sobre várias plantas, suas mensagens e vibrações, que quando percebidas e entendidas por nós trabalham as energias da casa e a nossa própria. Por exemplo: o pinheiro, é uma árvore que não se deixa abater pelas condições externas, não perdendo suas folhas nem no mais intenso inverno e isso significa força e resistência. A espada-de-São-Jorge, tem a forma de uma espada e sugere proteção, luta contra o negativismo, e assim por diante.
Solano ainda descreve em seu livro que o melhor jeito de levarmos a vida é Flor + Orando = floração, Flor + Agindo, Flor + Amando. Unir a energia das flores ao poder da oração é uma maneira de se chegar a harmonia interna e também externa (da casa).
Por isso plante um belo vaso de flores, enfeite a sala, cozinha e varandas com elas. Elas trarão a sabedoria universal para dentro do lar e do coração, e faça uma oração para potencializar sua energia.

Aqui vai a sugestão de uma oração, retirada do livro: O livro da Rezas - Manual da Benzedeira, da querida Theresa Tullio:


Espero que tenham gostado! E vamos cuidar da casa e de nós!

3 comentários:

  1. Olá, Tathiane,

    Adorei suas dicas.

    Textos excelentes para vivermos em harmonia conosco, com o meio, com a natureza.

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ligia! Acompanhe sempre meu blog e a pagina no face para ficar por dentro de todas as dicas ok! Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...