domingo, 15 de fevereiro de 2015

É hora de Folia! Dicas para aproveitar o Carnaval

Carnaval é uma época de muita alegria, principalmente para nós brasileiros mas, o carnaval não foi uma invenção nossa, ele data de muitos anos antes. Alguns pesquisadores descrevem que o Carnaval já era comemorado pelos mesopotâmios, gregos, romanos, egípcios e hebreus através de festivais como as Saceias, onde por alguns dias, um prisioneiro assumia a identidade do rei e vivia a vida dele com todas as pompas e ao final da festividade ele era chicoteado e em seguida enforcado ou empalado. Um pouco drástica esta comemoração heim?!!

Uma outra festividade que pode ter originado o carnaval na Antiguidade era o rito de Marduk, onde o rei era chicoteado frente a estátuta do Deus Marduk, demonstrando assim a submissão do rei diante do poder da divindade.

Ambas as festividades tem como característica a subversão de papéis sociais, adotadas até hoje durante o período de carnaval, por exemplo quando os homens se vestem de mulher e vice-versa.

Outra festividade que também parece ter ligação com o carnaval, são as festas dirigidas ao Deus Baco, o Deus do vinho e das orgias, onde tudo era liberado, as pessoas se entregavam a embriaguez e aos prazeres carnais.

As Saturnálias e Lupercálias, duas festa romanas, também seguem a subversão de valores sociais e de alguma forma se ligam á origem do carnaval. Carnaval, aliás é uma palavra que origina das Saturnálias, festa pagã romana onde os escravos eram soltos pela cidade e todos dançavam pelas ruas. Alguns homens e mulheres eram carregados nus em cima de "carros alegóricos", este chamados de carrum navalis (algo como carro naval, pois tinham o formato de navios) e acredita-se que posso ter originado a palavra carnaval. Outra possível origem seria da palavra latina carnis levale ou carnem levale, que significa  "retirar ou ficar livre da carne".

Com a ascendência da igreja católica, estas festa pagãs, passaram a ser vistas com maus olhos e então a igreja deu um jeito de incorporar as celebrações de uma forma mais adequada. As festividades passaram então a ocorrer antes da Quaresma, como uma forma de marcar os últimos dias de "liberdade" para os cristãos, que depois passam 40 dias reservados e sem comer carne.

O carnaval no Brasil começou por volta do século XVIII e foi conhecido como entrudo, que era uma festa de origem portuguesa e mais tarde teve influências europeias da França e Itália. No final do século XIX surgiram os primeiros blocos carnavalescos que depois foram se aprimorando até chegar ao que conhecemos hoje.

Enfim, depois de um pouco da história do carnaval vamos ao que interessa!

Estes dias são dias intensos pra muita gente, muita alegria, horas atrás de trios elétricos ou pulando na avenida e o desgaste é grande, para isso proponho algumas dicas e sugestões para manter a energia e se recuperar do cansaço.

Primeiro um suco detox para preparar o corpo:

Suco de abacaxi com àgua de coco e chá de erva cidreira

  • 2 fatias de abacaxi
  • 150 ml de água de coco
  • 100 ml de chá de erva cidreira
Primeiro faça um chá de erva cidreira, colocando 2 colheres de sopa do capim in natura ( ou 1 colher de sopa do capim seco) em 500 ml de água fervente. Tampe e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida coe e leve à geladeira.
Corte duas fatias do abacaxi, retirando o miolo. Leve as fatias, junto com a água de coco e o chá para o liquidificador e bata bem. Se quiser pode coar novamente, e ai e só servir.

Este suco é um ótimo repositor de eletrólitos e vitaminas, além de prevenir gripes e resfriados, má digestão e retenção de líquidos.


Perfume Spray Vem em mim!

  • 1 embalagem spray de 60ml
  • 40 ml de álcool de cereais
  • 20 ml de água deionizada
  • 10 gotas de óleo essencial de mandarina
  • 2 gotas de óleo essencial de canela
  • 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang
Misturar todos os ingredientes dentro do frasco. Agitar antes de usar e borrifar em pontos estratégicos  como colo, pulsos, nuca, atrás dos joelhos.

Banho restaura energia
  • 1 punhado de sal grosso
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal de girassol
  • 1 gota de óleo essencial de alecrim (não deve ser usado para pessoas com pressão alta)
  • 1 gota de óleo essencial de limão
  • 1 gota de óleo essencial de litsea cubeba
Misture tudo em uma tigela, entre no banho molhe o corpo e com ele úmido espalhe a mistura por ele, fazendo movimentos suaves e circulares. Deixe agir por alguns minutinhos e em seguida retire no chuveiro.

E bora pular carnaval!!!! Boa diversão!!!!




Fontes:
http://www.suapesquisa.com/carnaval
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm
http://www.mundoeducacao.com/carnaval/as-origens-carnaval.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-do-carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...