sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Hidrolatos: águas terapêuticas

Afinal o que são os hidrolatos?

Para quem nunca ouviu falar, hidrolatos são águas perfumadas, resultantes do processo de destilação á vapor das plantas aromáticas para obtenção dos óleos essenciais.

Vamos então entender um pouco deste processo de destilação à vapor:


Após as plantas aromáticas serem colhidas, estas são colocadas em alambiques. Uma caldeira contendo água é aquecida e sob certa pressão o vapor de água é levado até o recipiente onde estão as plantas. Este vapor, sob a pressão correta, faz com que as bolsas intercelulares que contém os óleos essenciais se rompam e os libere. Este óleo é levado pelo vapor  através de dutos a outro recipiente onde passam por um processo de resfriamento através de serpentinas fazendo com que o óleo se condense junto com a água. Em cima desta água condensada forma uma camada de óleo essencial que é separado por decantação.A água que sobra deste processo, após o óleo ser retirado é o chamado hidrolato, hidrosol ou água floral.

Devido a este processo, os hidrolatos ainda conservam princípios ativos dos óleos essenciais e por isso possuem propriedades terapêuticas. São substâncias utilizadas para refrescar e perfumar a pele, desinfetar feridas e cuidar dos cabelos.
Podem ser usadas puras ou como ingredientes de cremes, loções, shampoos, body splash.

Estes hidrolatos são as antigas "águas perfumadas ou toilette" muito famosas na França.

Cada hidrolato vai possuir as propriedades da planta de onde foi resultado. Aqui no Brasil, são comuns e mais conhecidos os hidrolatos de:

Lavanda:  serve para todos os tipos de pele. É regenerador celular, cicatrizante, calmante. Bom para peles irritadas e acneicas.

Alecrim: revigorante. Bom para manter a concentração, refrescar a pele e combater caspa e queda de cabelo.

Hortelã pimenta: refrescante. é bom para peles oleosas, alivia coceiras e pele queimada do sol.

Gerânio: serve para todos os tipos de pele. é revitalizante. Bom para momentos de tpm.

Tea tree: anti-séptico, fungicida, bactericida. Otimo para tratar de feridas, cortes, acne, inflamações. Bastante usado na podologia para fazer a assepsia dos pés.

Rosa: bom para todos os tipos de pele, principalmente as mais maduras. equilibra as emoções femininas. Bom para estados de depressão e baixa auto estima.




Em outros países como Estados Unidos, Inglaterra e França existem uma variedade maior de hidrolatos como os de:


Manjericão: muito utilizado no uso culinário. Confere um sabor picante aos pratos como saladas, massas. Pode ser utilizado em sprays para aromatizar a cozinha.


Calêndula: usada para tratar de erupções cutâneas, arranhões, escoriações, queimaduras. É tônico para todos os tipos de pele. Tem propriedades anti-inflamatório, anti-séptico e adstringente. Aroma calmante e doce. Pode ser usado na água do banho, em tônicos faciais, compressas para dores e entorces.

Catnip (Nepenta trachonitica): aroma fresco com nota de hortelã. Tem propriedades calmantes, e é utilizado em sprays para domesticar gatos, por isso o nome. Não pode ser usado na culinária.


Camomila: propriedades calmantes. Alivia a ansiedade. Usado em aplicações faciais e corporais.

Helichrysum: é tônico. Faz um excelente spray facial refrescante para peles maduras e secas. Não pode ser utilizado na culinária.

Hamamélis: ótima para clarear e despigmentar a pele. Combate ressecamento do frio. É adstringente, vaso protetora, cicatrizante. Ajuda também a diminuir a permeabilidade capilar.



Erva- cidreira: tem efeito calmante sobre o estresse mental e a fadiga.  Ajuda a tratar de herpes, feridas, eczema e irritações gerais da pele.


Verbena limão: revtalizante para todos os tipos de pele. Também atua como adstringente e purificador. Ótimo para aspergir no ambiente em dias sombrios.

Lima: estimula a circulação da pele e regula o pH para peles alcalinas. Utilizada para peles oleosas e manchadas. Bom tônico facial rejuvenescedor.

Sândalo: Afrodisíaco. Bastante utilizado em sprays para ambiente para despertar desejos e sensações. Tem um aroma penetrante e revigorante. Não pode ser usado na culinária.

Neróli: bom para peles maduras. Serve para descongestionar e manter a flexibilidade da pele. Utilizado como ingrediente nas loções e tônicos faciais, cremes e perfumes.

entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...