segunda-feira, 15 de julho de 2013

Suco Expectorante Aromático

"Dariz" entupido e congestionado, tosse com catarro.....acho que todo mundo concorda que é horrível essa sensação.

Existem alimentos e óleos essenciais que podem ajudar a fluidificar este muco e ajudar em sua eliminação.

Abacaxi: Sim!! o abacaxi é uma fruta que possui uma enzima a Bromelina, que tem efeitos terapêuticos. Ela foi reconhecida como agente medicinal e começou a ser utilizada como suplemento terapêutico em 1957. É encontrada em todo o abacaxi, caule, fruto, casca.  Uma das propriedades terapêuticas é a de ser um mucolítico (ajuda a dissolver o muco). Além desta propriedade vários estudos têm sido realizados com a bromelina, comprovando outras funções importantes como: inibição da agregação plaquetária, atividade fibrinolítica, ação anti-inflamatória, antitumoral (tem sido aplicada nos tratamentos contra o câncer de mama, apresentando bons resultados), modulação de citocinas e da imunidade, propriedade cicatrizante para pele, facilitador da digestão, melhora da circulação e do sistema cardiovascular. Ela, juntamente com a papaína (outra enzima extraída do mamão) estão sendo empregadas na indústria alimentícia para o amaciamento de carnes.
Hoje já se encontra a bromelina isolada como suplemento alimentar em forma de cápsulas. A dosagem recomendada como suplementação é de 2 cápsulas de 500 mg ao dia. Porém, pessoas com problemas cardiovasculares e gestantes devem procurar o médico ou nutricionista antes de consumir. Alguns efeitos colaterais por super dosagem (1800 mg) já foram registrados em literatura: náuseas, vômitos, diarreia, menorragia, reações alérgicas e aumento da frequência cardíaca.

Já a bromelina utilizada em sua forma in natura a partir do abacaxi não possui problemas pois a dosagem é relativamente baixa.

Óleos Essenciais com ação expectorante

Hortelã pimenta: este óleo possui a propriedade de ser anti-inflamatório, antiespasmódico, expectorante, descongestionante, febrífugo e estimulante. Ótimo para combater os sintomas de gripes e resfriados.

Gengibre: expectorante, anti-inflamatório, antitussígeno, analgésico e tônico geral.

Limão: anti-inflamatório, expectorante, sedativo, antibiótico.


Suco Expectorante Aromático

Ingredientes:
- 1/2 abacaxi sem casca
- 1 gota de OE de hortelã pimenta
- 1 gota de OE de gengibre
- 1 gota de OE de limão

Bater tudo no liquidificador com 1,5L de água.
Tomar 1 copo de suco a cada 4 horas.


Fonte: Jornal Laszlo de Aromatologia, 3° edição, ano II - outubro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...