quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Óleo de ervas para bebês


É fato que a Mãe Natureza nos dá todos os alimentos de que precisamos para manter uma boa saúde. Mas ela também nos oferece através das ervas medicinais uma ótima fonte de bem-estar e cura.

As ervas aromáticas nos auxiliam a curar desde um machucado no joelho, até uma azia ou gripes. São remédios naturais que devemos ter sempre por perto.

Este é um óleo de ervas para bebês e crianças que possuem a pele seca, sensível e podem apresentar eczemas.
Os eczemas, também chamados de dermatites atópicas, se referem a qualquer tipo de inflamação ou alergia que ocorre na pele. Inicialmente apresenta vermelhidão local (eritema) e inchaço (edema). Em seguida, por consequência do edema pode acontecer o acúmulo de líquidos em pequenas vesículas acompanhado de prurido (comichão ou coceira). Dessas vesículas sai um líquido seroso que vai formar uma casca sobre o local e tornar a pele liquenificada. 

A liquenificação é o espessamento da pele em decorrência do ato de coçar persistentemente o local. Neste processo pode ocorrer alterações na cor da pele.

Este óleo é uma formulação muito especial para manter a pele dos bebês e crianças hidratada e saudável e ainda previne o aparecimento dos eczemas pois contém ervas com propriedades calmantes, regeneradora e emoliente.

Ingredientes:
  • 28 g de flores de camomila (Chamomilla matricaria)
  • 14 g de flor de calêndula (Calendula officinalis)
  • 14 g de folha de confrei (Symphytum officinale)
  • 500 ml de óleo vegetal de amêndoas ou semente de damasco
Opcional (diluição a 0,5%)
  • 25 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 25 gotas de óleo essencial de camomila
Como preparar:

Existem diferentes maneiras de infundir as ervas no óleo. A mais antiga é misturar todas as ervas em um frasco de vidro com tampa hermética, acrescentar o óleo vegetal e deixar descansar em um local iluminado por 2 a 4 semanas. Agitar o frasco todos os dias e depois de algumas semanas coar o óleo em um tecido de algodão limpo. Depois de coado, se quiser pode ser acrescentado algumas gotas de óleos essenciais para potencializar o efeito do óleo de ervas. Os óleos essenciais indicados são: lavanda e camomila. Para quem quiser investir um pouco mais vale também o óleo essencial de rosas.

Um método mais rápido é colocar  todos os ingredientes em uma double boiler (panela de banho maria) ou crock pot (panela programável). Use fogo baixo para aquecer a mistura lentamente já que as ervas podem queimar facilmente e estragar seu lote. Você deve ter um cuidado especial se usar a crock pot, pois ela tende a ficar muito quente mesmo no nível baixo. Para utilizar com segurança você pode aquecer os ingredientes por 30 minutos, desligar por mais 30 minutos e repetir o processo.
Aqueça lentamente a mistura por 1 ou 2 horas. Depois coe em um tecido de algodão limpo e se quiser acrescente as gotas dos óleos essenciais.

Double boiler
Crock pot
Mantenha este óleo sempre as mãos, guardado em um frasco de vidro com tampa hermética e massageie o seu pequeno com ele após o banho ou antes de dormir.

Saiba mais sobre as três ervas desta receita no post:  Ficha Técnica: Calêndula, Camomila e Confrei.
http://quintaldebruxa.blogspot.com.br/2013/08/fichas-tecnicas-calendula-camomila-e.html

Traduzido de: http://www.greenchildmagazine.com/how-to-make-your-own-herbal-baby-oil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...