segunda-feira, 2 de junho de 2014

Óleos Essenciais e Fotosenssibilidade: Como estar seguro durante a exposição solar

Em aromaterapia muito se fala sobre fototoxicidade ou fotossensibilização. Os cuidados em relação a utilização de certos óleos essenciais antes da exposição solar são muito enfatizados.

Mas o que é mesmo fotossensibilização ou fototoxicidade?

É uma reação causada quando OE's aplicados na pele são expostos aos raios ultra violeta, tanto faz se estes são raios solares ou raios emitidos por lâmpadas das câmaras de bronzeamento artificial.


Os raios ultravioletas são a radiação eletromagnética com comprimento de onda (medido em nanômetros) menor que a da luz visível e maior que as dos raios X. Eles podem ser subdivididos em três categorias:

  • UV próximo: comprimento de onda de 280 até 300 nm (mais próximo da luz visível)
  • UV distante: comprimento de onda de 200 ate 10 nm
  • UV extremo: comprimento de onda de 31 ate 1 nm

Quando os raios ultravioleta referem-se ao meio ambiente e à saúde humana eles são divididos em:

  • UVA: comprimento de onda de 400 a 320 nm - onda longa ou luz negra
  • UVB: comprimento de onda de 320 a 280 nm - onda média
  • UVC comprimento de onda de 280 a 100 nm - onda curta ou germicida

A maior parte da radiação solar emitida sobre a Terra é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo que 90% dos raios que chegam a terra são do tipo UVA, 10% são do tipo UVB e os raios do tipo UVC são totalmente absorvidos pela camada de ozônio e pelo oxigênio, não atingindo a terra.

A radiação UV penetra profundamente na pele desencadeando imediatamente fotoalergias, queimaduras e bronzeamento. Também desencadeiam reações a longo prazo como envelhecimento e alterações celulares que através das mutações genéticas predispõem ao câncer de pele, devido ao seu efeito acumulativo.

Curiosidade 1: Diferenças entre Raios UVA e UVB

Os raios UVA possuem intensidade constante durante todo o ano e também durante todo o dia, atingindo a pele da mesma forma no verão e no inverno. São responsáveis pelo fotoenvelhecimento, fotoalergias e predisposição ao câncer de pele.

Já os raios UVB tem sua intensidade aumenta durante o verão, principalmente entre os horários de 10h a 16h. São responsáveis pelas queimaduras solares e também predisposição ao câncer de pele.

Sinais da Fotossensibilização:

As reações causadas pela fotossensibilização associadas aos OE's podem ser graves e permanentes. Alguns sinais de fotossensibilização são:
  • queimaduras graves
  • bolhas
  • mudanças a cor da pele
  • edema
Estas reações podem ocorrer até dois dias após a exposição da pele aos raios UV.

Mas enfim, quais são realmente os óleos essenciais que são fotossensibilizantes?

Os óleos listados abaixo são realmente fototóxicos porém em diferentes graus:
  • Angélica - raiz (Angelica archangelica- root)
  • Bergamota (Citrus bergamia)
  • Cominho (Cuminun cyminum)
  • Grapefruit (Citrus paradisi)
  • Limão Siciliano ou verdadeiro (Citrus limonum) -  expressão a frio
  • Limão Tahiti ou lima comum (Citrus aurantifolia) - expressão a frio
  • Laranja amarga (Citrus aurantium var. amara)
  • Opopanax - Mirra doce (Commiphora holtiziana)

A listagem seguinte mostra óleos essenciais que NÃO são fototóxicos, ao contrário da crença popular:
  • Limão Siciliano (Citrus limonum) - destilado à vapor
  • Limão Tahiti ou Lima comum (Citrus aurantifolia) - destilado à vapor
  • Laranja doce (Citrus aurantium var dulcis)
  • Mandarina (Citrus reticulata)
  • Tangerina (Citrus nobilis)
  • Bergamota FC - livre de furanocumarinas (Citrus bergamia)

Apesar dos óleos essenciais listados na primeira lista serem fototóxicos, eles podem ser usados com segurança, sem riscos de fotossensibilização, desde que sejam seguidas as dosagens recomendadas. Abaixo segue a tabela com o número máximo de gotas permitidas para cada 30 ml do óleo carreador ou base carreadora:




Os OE's fototóxicos também são divididos por sua intensidade de fotossensibilização, veja abaixo:


OBS: os OE's fototóxicos quando acrescentados a sabonetes, shampoos ou outras formulações que depois de aplicadas serão retiradas da pele (lavadas) não apresentam risco de fotossensibilização. O risco só existe quando estes OE's permanecem na pele e esta é exposta aos raios UV.

Curiosidade 2: Porque os OE's destilados à vapor não são fototóxicos?

Os compostos fototóxicos encontrados nos óleos essenciais cítricos são moléculas relativamente grandes e não voláteis. Consequentemente eles tendem estar presentes no processo de prensagem a frio, mas não na destilação à vapor. (Robert Tisserand - Essential Oil Safety)

Quais são as moléculas fotossensibilizantes?

Os agentes fototóxicos mais comuns são os psoralenos ou furanocumarinas. Estas são moléculas policíclicas as quais tem capacidade de absorver os raios UV, estocá-los por uma determinado tempo e em seguida liberá-los causando as queimaduras na pele. Os componentes fototóxicos estão presentes somente em alguns óleo essenciais e em uma quantidade relativamente pequena, em torno de 2%. No entanto, mesmo nesta quantidade, e mesmo os óleos essenciais estando diluídos, a 2%, eles oferecem a capacidade de produzir efeitos fototóxicos na pele, quando esta é exposta aos raios UV. Se tais óleos forem utilizados na pele sem diluição, e a pele for exposta aos raios UV, efeitos fototóxicos graves podem ocorrer como resultado.

Existe uma família inteira de psoralenos, onde o mais conhecido é o bergpteno, encontrado principalmente no OE de bergamota. Ambos, bergapteno e xantotoxina são fototóxicos. Bergamotina também é fototóxica.  Além do bergapteno (0,15 - 0,87%), o OE de bergamota também contém  citropteno (0,01 - 0,75%), bergaptol (0,2%), bergamotina (1,1 - 2,2%) e outras furanocumarinas, as quais todas são fototóxicas.

Bergapteno também esta presente no OE de limão siciliano assim como oito outros constituintes fototóxicos, incluindo o oxypeucedanin. Este pertence ao grupo das cumarinas e também esta presente nos OE's de limão tahiti e laranja amarga.

Os psoralenos e as cumarinas, são moléculas relativamente não- voláteis, e no caso dos OE's cítricos tendem a ser encontradas no óleos que passaram pelo processo de extração por prensagem a frio mas, não são encontradas nos óleos que passaram pela destilação à vapor.

É possível extrair o bergapteno do OE de bergamota, resultando em um óleo essencial conhecido como Bergamota LFC (livre de furanocumarina). Este óleo apresenta um aroma inferior ao óleo de bergamota em seu estado natural ou seja completo.

Estruturas moleculares das principais furanocumarinas e cumarinas




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...