A teoria é que os órgãos, nervos, glândulas e todas as outras partes do corpo estão conectadas com pontos reflexos nos pés e mãos que quando estimulados auxiliam no reequilíbrio do corpo para a cura.
A mão e o pé direitos, representam o lado direito do corpo; a mão e o pé esquerdos o lado esquerdo. Os pés são mais comumente trabalhados pois possuem uma área de tratamento maior e são mais sensíveis ao toque. No entanto as mãos respondem igualmente em termos de eficácia do tratamento, principalmente quando realizamos a reflexologia em nós mesmos.
Os benefícios da Reflexologia são:
- ajuda o corpo a restabelecer o equilíbrio causado por qualquer tipo de distúrbio
- diminui os efeitos do estresse
- estimula o sistema imunológico
- alivia as dores
- melhora a circulação
- agiliza o trânsito intestinal
- elimina detritos orgânicos
- livra o corpo de toxinas
- estimula os nervos
- promove relaxamento geral
- cria vínculos afetivos com as crianças
- ajuda na recuperação pós cirúrgica, diminuindo a dor e acelerando a cura e cicatrização.
A reflexologia pode ajudar na distribuição e no equilíbrio dos hormônios no corpo. O tratamento atua de forma não invasiva nas glândulas endócrinas regulando a produção de hormônios. Um reflexologia bem trabalhada, aumenta os níveis de energia, estabiliza o humor e alivia os sintomas da TPM.
As áreas e os pontos reflexos a serem trabalhados são:
- Glândula pituitária
- Tireoide
- Pâncreas
- Glândulas suprarrenais
- Ovários
- Fígado
- Tubas uterinas
- Útero
- Seios
- Toda a coluna
Aliar esta técnica com a aromaterapia é excelente pois, potencializa o tratamento.
Os óleo essenciais que melhor se empregam aqui são os que contém fito-hormônios, pois são repositores hormonais naturais, ou seja, são moléculas semelhantes ao hormônio feminino estrogênio. Eles ajudam a regular o desequilíbrio hormonal auxiliando assim na melhora dos sintomas da TPM.
São eles:
Os óleo essenciais que melhor se empregam aqui são os que contém fito-hormônios, pois são repositores hormonais naturais, ou seja, são moléculas semelhantes ao hormônio feminino estrogênio. Eles ajudam a regular o desequilíbrio hormonal auxiliando assim na melhora dos sintomas da TPM.
São eles:
- óleo essencial de erva-doce ou funcho (Foeniculum vulgare)
- óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens)
- óleo essencial de sálvia esclaréia (Salvia sclarea)
- óleo essencial de rosa (Rosa damascena)
Para utilizá-los basta diluir 2 gotas do óleo essencial escolhido em 1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva e aplicar durante as manobras da reflexologia.
Uma outra boa forma de aplicá-los é massageando a região do útero com movimentos circulares no sentido horário. Para esta massagem o óleo de gérmen de trigo é ótimo, pois é um óleo que aquece a região.
Vamos então às manobras:
Glândula Pituitária
Segure o pé direito com a mão esquerda. Começando na base do dedão, arraste o polegar direito para cima sobre o dedão. Encontre o ponto no meio do dedão e pressione por 15 segundos. Troque a mão para trabalhar o pé esquerdo. Repita a manobra 3 vezes em cada pé.
Tireóide
Existem três formas de trabalhar esta região:
- Planta do pé : com a mão esquerda segure o pé direito. Arraste o polegar direito pela base dos três primeiros dedos. Troque de mão para trabalhar o outro pé. Repita a manobra 3 vezes em cada pé.
- Dorso do pé: segure o pé direito com a mão esquerda e use o indicador direito para deslizar sobre a base dos três primeiros dedos. Troque de mão para trabalhar o outro pé. Repetir a manobra 3 vezes em cada pé.
- Na sola dos pés, trabalhe a saliência existente em baixo do dedão. Com a mão esquerda segure o pé direito e com o polegar direito faça movimentos ascendentes na saliência indo em direção ao dedão. Faça o mesmo no outro pé. Repetir 6 vezes em cada.
Fígado
O ponto reflexo do fígado encontra-se apenas no pé direito, então segure-o com o mão direita e com o dedo esquerdo trabalhe o meio do pé, exatamente entre o calcanhar e saliência antes do dedão. Trabalhe toda a região passando o dedo no sentido inclinado desde a borda interna até a borda externa do pé.
Ovários
Este ponto reflexo fica entre o calcanhar e o osso do tornozelo. Segure o pé direito com a mão direita e arraste o dedo indicador da mão esquerda desde a ponta do calcanhar até o osso do tornozelo. Troque a mão para trabalhar o pé esquerdo. Repetir 3 vezes.
Tubas Uterinas
Coloque os dedões das duas mãos na planta do pé direito e com o indicador e dedo médio das duas mãos deslize-os em cada lado, do osso do tornozelo até o centro onde eles se encontram. Repetir 3 vezes em cada pé.
Útero
este ponto também fica entre o calcanhar e o osso do tornozelo, porém no sentido inclinado mais p´roximo a base do calcanhar. Então segure o pé direito com a mão esquerda e com o dedo indicador da mão direita trabalhe indo desde a base do calcanhar até próximo ao osso do tornozelo na diagonal. Repetir 3 vezes em cada pé.
Seios
Com a mão esquerda fechada, apoie o pé direito e com o dedo indicador da mão direita deslize entre cada dedo do pé (no dorso) indo em direção a perna. Faça o mesmo no outro pé. Repita 3 vezes.
Pâncreas
Este ponto também é encontrado apenas no pé direito. Coloque o polegar da mão no terceiro dedo do pé e desça até chegar abaixo da parte fofinha do pé. Repita 3 vezes.
Glândula suprarrenais
Este ponto localiza-se três dedo abaixo da saliência da sola do pé, na lateral. Com os dois dedões das mãos pressione o ponto por 15 segundos. Faça o mesmo no outro pé.
Toda a coluna
É trabalhada toda a lateral dos pés, na linha interna, desde a ponta do dedão até o calcanhar. Percorra toda a área com o dedão da mão 4 ou 5 vezes em cada pé.
Olá! Gosto muito do seu blog, parabéns, muita informação para nos mantermos saudáveis! Queria te perguntar sobre o ponto reflexo do fígado: tenho dois livros diferentes de reflexologia e ambos mencionam que o ponto reflexo do fígado encontra-se só no pé direito. Porque esta diferença? Aproveito para comentar também, que em ambos livros diferem em como trabalhar a tiróide e não sabia qual estava certo. Você já aclarou essa dúvida explicando que pode ser trabalhada de duas formas diferentes! Abraços!
ResponderExcluir