sábado, 6 de abril de 2013

Ervas Desidratadas no Microondas

Quem nunca se deparou com a seguinte cena: você compra um maço de ervas para fazer um delicioso prato, porém deixa um ou dois dias na geladeira e quando vai pegar para finalmente fazer o maço esta todo murcho e amarelado.

Pois é , isso é muito chato......pelo menos eu acho!

Claro que não tem nada mais gostoso que ter suas ervas fresquinhas para dar aquele toque nas preparações, mas infelizmente a maioria das pessoas não possui um local adequado para ter uma mini horta em casa e também não são todas as ervas que dá pra se colher o ano todo.

Então esi aqui uma solução bem prática e fácil para conservar suas ervas e tê-las sempre prontas para quando quiser usar sem ter que se preocupar. É a desidratação no microondas.

Este é um processo bem rápido, onde as ervas perdem seu teor de água, porém mantém suas propriedades químicas, conservando assim seu sabor e aroma.

Passo a Passo

1- compre o maço de ervas frescas no mercado ou na feira (todas que você gostar)
2- lave bem todas as ervas, separando as folhas dos caules
3- pique com uma tesoura e
deixe secar em cima de um pano de prato limpo
4- depois de secas, forre um prato ou refratário que vá ao microondas com papel toalha
5- despeje um punhado da erva sobre o papel toalha e cubra com outro papel toalha. Aqui você pode fazer várias camadas intercaladas de ervas e papel toalha.
6- leve ao microondas por 1 minuto.
7- abra e verifique se as ervas estão secas e quebradiças. Caso ainda não estejam no ponto coloque mais 1 minuto e vá fazendo assim até que ao olhar elas estejam bem secas e quebradiças.
8- depois retire de microondas e deixe as ervas esfriarem. Quando estiverem frias, esfarele com os dedos e guarde cada erva em seu respectivo pote de vidro com uma tampa que vede bem. Etiquete o vidro com a data em que foi "produzida"
9- quando bem armazenadas as ervas duram até 6 meses. Prontas para serem usadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...