Máscaras faciais com ingredientes naturais são ótimas para hidratar a pele, deixando-a macia, sedosa e com brilho todo especial.
Esta é uma receitinha bem fácil de fazer, você vai precisar de:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de flores secas finamente moídas: botões de lavanda, pétalas de rosas e pétalas de calêndula.
- 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 colheres (sopa) de argila bentonita*
- 1 colher (sopa) de leite em pó
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente pequeno e misture bem. Guarde em um pote de vidro com tampa apropriada. Conserve em local seco e fresco por 1 ano ou mais.
Modo de usar:
Pegue 1 colher (sopa) da mistura seca e combine com 1 colher (sopa) de água, leite ou iogurte. Misture até obter uma pasta espessa homogênea. Aplique sobre o rosto e pescoço limpos. Deixe agir por 20 minutos, em seguida retire com a ajuda de uma toalha ou pano macio quente.
Obs: esta receita faz 4 máscaras de tratamento facial.
Dicas e Informações
- O leite contem ácido lático, que ajuda a clarear e suavizar a pele
- As flores secas e a aveia fazem um excelente esfoliante natural
- A argila bentonita tem a capacidade de absorver as toxinas, impurezas e desintoxicar a pele
Um pouco mais sobre a Argila Bentonita
Argilas são materiais naturais, terrosos, de fina granulação e que geralmente adquirem plasticidade ao se misturar com a água. São formadas essencialmente por silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio. Dentre os diversos tipos de argilas encontram-se as Bentonitas, que possuem grande valor econônico e interesse industrial.
As argilas bentonitas são utilizadas há muito tempo e receberam esta denominação devido ao primeiro local de onde foram extraídas, Fort Benton no Estado de Wyoming - Estados Unidos.
De acordo com os geólogos, a bentonita é formada pela desvitrificação e alteração química de cinzas vulcânicas. Porém, como ela é encontrada em outros países onde seus depósitos não se originaram das cinzas vulcânicas ela acabou recebendo outra definição: bentonita é qualquer argila composta predominantemente pelo argilomineral montmorilonita do grupo das esmectitas.
Existem três tipos de argila bentonita, que variam de acordo com os minerais predominantes encontrados em sua composição. Estes minerais são chamados de cátions trocáveis e são eles: Ca2+; Mg2+ e Na+ (cálcio, magnésio e sódio, respectivamente). Se uma argila bentonita tem a predominância do cátion Ca2+, ela é chamada de bentonita cálcica, se o predominante for o Na+, é chamada de bentonita sódica e se for o Mg2+ bentonita magnesiana. No entanto, a bentonita magnesiana não é tão comum de ser encontrada, as mais exploradas e comercializadas são a bentonita cálcica e sódica. Existe um 4° tipo que é a bentonita policatiônica, composta pelos três cátions, e que é muito encontrada aqui no Brasil.
A argila bentonita sódica tem a propriedade de inchar em contato com a água, expandindo muito o seu volume inicial. Já a bentonita cálcica e policatiônica a quantidade de água absorvida é limitada e em meio aquoso elas se apresentam floculadas e separadas no fundo do recipiente.
Estas argilas possuem uma variedade de cores: cinza-esverdeada, vermelha, branca, creme, marrom e amarela. Ainda existem outras argilas de cores, rosa, preta, roxa...tudo depende do local de onde foram extraídas e da composição do solo.
O maior berço produtor de argila bentonita no Brasil é a Paraíba, e a argila de cor marrom (ou chocolate) já esta perigando acabar.
Propriedades:
As argilas em geral possuem grande propriedade de absorver as impurezas do organismo, ajudando a eliminar toxinas. Além disto são:
- Antisséptica
- Cicatrizante
- Anti-inflamatória
- Esfoliante
- Refrescante
- Hidratante
- Absortiva
- Descongestionante
- Desodorante
- Purificadora
- Tônica: ativa circulação sanguínea, sistema nervoso e glândulas sebáceas
- Regenerativa
- Calmante
- Emoliente
Para verificar mais informações sobre cada tipo de argila e suas aplicações estéticas clique aqui: http://quintaldebruxa.blogspot.com.br/2012/05/argilas-aplicacoes-esteticas.html
Outras fontes: http://www.abas.org/abasinforma/138/paginas/14.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário