Mas afinal, chocolate faz bem ou mal à saúde? A resposta correta é: depende.
Isso mesmo, depende do tipo de chocolate consumido e principalmente da quantidade.
Hoje já é comprovado que o chocolate na medida certa traz muitos benefícios ao organismo, vamos entender um pouco mais:
O chocolate na Saúde
O chocolate possui dois ingredientes extraídos da semente do cacau: a manteiga de cacau( (rica em gorduras) e a massa de cacau (rica em flavonóides). Flavonóides são substâncias antioxidantes que têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL), estimular a comunicação entre os neurônios, evitar o envelhecimento celular e combater problemas cardiovasculares por não permitir o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos.
Sendo assim, os melhores chocolates para se ingerir são os que possuem maior quantidade de cacau, acima de 50%. Melhor ainda se for os amargos com 70 a 80% de cacau, riquíssimo em massa de cacau e consequentemente em flavonóides. Os chocolates brancos não possuem nenhum benefício pois são pobres em flavonóides uma vez que são feitos com manteiga de cacau, leite e açúcar, ou seja contém basicamente gorduras; já o chocolate ao leite contém uma pequena quantidade de massa de cacau mas os benefícios são insignificantes.
A ingestão recomendada do chocolate amargo é de 30 gramas por dia, o equivalente a uma barrinha pequena ou dois bombons.
O cacau é rico em vitamina A, E e complexo B, minerais como potássio, cloro, ferro, magnésio, sódio, fósforo, cálcio, cobre e zinco, além das substâncias feniletilamina, ácido oxálico e cafeína.
A substância feniletilamina é a responsável por provocar a sensação de bem estar em nosso organismo. Ela aciona a produção e liberação de dopamina, substância responsável pela sensação de felicidade. Em algumas pessoas o chocolate pode dar dor de cabeça, isso acontece porque a feniletilamina constringe os vasos sanguíneos. Quando esta substância esta em excesso na corrente sanguínea, o organismo produz outra substância que vai "neutralizá-la, porém em algumas pessoas esse neutralizador é insuficiente e ai ocorre a dor de cabeça. Esta mesma feniletilamina é responsável pela saciedade, pois ativa a produção de leptina, a substância responsável pela saciedade. Já a cafeína é estimulante , aumenta o metabolismo, a concentração e relaxa os músculos.
O chocolate induz a produção de endorfinas que vão melhorar o humor, a ansiedade, a depressão e o desânimo.
As vitaminas A e complexo B ajudam a neutralizar os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce.
Para quem tiver interesse e quiser saber quanto tem de nutrientes os chocolates vendidos no mercado, esta é uma matéria da folha comparando as principais marcas entre ao leite e amargo:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1251410-teste-compara-beneficios-de-chocolates-ao-leite-e-meio-amargo.shtml
O chocolate na Beleza
Devido aos seus efeitos antioxidantes, o chocolate pode ser utilizado dentro da estética na forma de cremes, máscaras e banhos.
Os banhos de chocolate são muito famosos em Spas, e são feitos tanto nas banheiras como no ofurô. Este banho devolve a pele viço, maciez e luminosidade, uma vez que a manteiga de cacau (gordura) forma sob a pele uma camada protetora, impedindo a desidratação.
Para os cabelos, os tratamentos a base de chocolate são indicados para cabelos quebradiços e sem vida, devido ao uso constante de químicas como tinturas, progressiva, alisamentos. Nos cabelos oleosos o tratamento deve ser feito apenas nos fios, evitando o couro cabeludo.
Nos tratamentos faciais, as máscaras de chocolate são indicadas para peles desidratadas e desnutridas, pois a massa de cacau irá nutrir e hidratar a pele. No entanto, alguns dermatologistas afirmam que elas podem ser utilizadas por todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, pois em contato com a pele o chocolate forma uma camada de proteção, altamente hidratante.
As máscaras de chocolate além de hidratar, ajudam a suavizar as marcas de expressão, tem efeito restaurador, confere brilho e suavidade.
Receita de Máscara de Chocolate
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 1/2 colher (sopa) de óleo de coco
Em um recipiente, misture todos os ingredientes e faça uma pasta. Acrescente um pouco mais de mel ou cacau em pó para dar a consistência desejada.
Aplique no rosto com os dedos ou com a ajuda de um pincel. Deixe agir por 10 a 15 minutos. Retire com água morna.
Sua pele irá ficar hidratada e sedosa.
Fontes
http://saude.terra.com.br/nutricao/chocolate-faz-bem-para-a-saude-confira-10-beneficios,a2f98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14969-conheca-sete-beneficios-do-chocolate-para-a-saude
http://www.brasilescola.com/quimica/composicao-quimica-chocolate.htm
http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/beneficios-do-chocolate-para-a-pele-e-cabelos/2542
http://sortofhomemade.com/diy-chocolate-facial-mask/
Nenhum comentário:
Postar um comentário